Pedro Andersson, jornalista especializado em Finanças Pessoais, visitou a Casa Feliz para esclarecer questões relacionadas com a entrega do IRS e deixou dicas de como aumentar o reembolso.
Em primeiro lugar, deve tomar nota de algumas das datas fundamentais para o processo de entrega da declaração de IRS:
- Até ao dia 17 de fevereiro tem de atualizar o seu agregado familiar no Portal das Finanças.
- O dia 25 de fevereiro é a data limite para validar as suas faturas no portal E-fatura do Portal das Finanças.
Agora, conheça alguns dos conselhos para poder aumentar o seu reembolso do IRS:
- Peça sempre fatura com contribuinte. Seja numa despesa de educação, saúde, em restaurantes, hotéis, oficinas, lares e até do cafezinho que toma pela manhã. Sabia que só por fazer isso pode conseguir até mais de 250 euros no IRS. Mas atenção: para que isso aconteça, terá sempre de validar as suas faturas no portal E-fatura. Para evitar um acumular de faturas por validar em fevereiro, o conselho é que vá validando as suas faturas ao longo do ano.
- Sabia que se nasceu alguém no seu agregado familiar até 31 de dezembro de 2024, pode receber 600? É verdade! Ao atualizar o seu agregado familiar no Portal das Finanças, deve indicar as alterações. Se tem um novo membro no agregado familiar, ao inserir na plataforma, tem automaticamente um cupão no IRS de 600 euros. Por outro lado, se morrer alguém no agregado familiar, ou se acontecer a separação de um casal, dá-se o contrário, ou seja, perde esse cupão.
Ficou com alguma dúvida? Esclareça tudo no vídeo abaixo!
Boas poupanças!