A Casa Feliz abriu as portas para celebrar uma tradição ancestral: o Entrudo Chocalheiro e os Caretos de Podence. Rafael Costa, que faz arte do grupo desde os 4 anos, partilhou a riqueza cultural e a importância da sua preservação. Esta tradição, que remonta a rituais pagãos pré-cristãos, continua a encantar gerações.
Os Caretos, figuras emblemáticas do Carnaval de Podence, saem à rua no Domingo Gordo e na Terça-feira de Carnaval, num ritual que invoca o Deus Saturno, da agricultura, pedindo boas colheitas.
"Estamos a falar de um outro elemento da nossa tradição que também faz parte, ganhou o galardão de património material e cultural da humanidade."
A tradição dos Caretos não se resume apenas à festa e à folia. Originalmente, os homens, vestidos de Caretos, perseguiam as mulheres, representando o ato de fertilizar a mãe natureza. Apesar das mudanças nos tempos modernos, a essência da tradição permanece viva, transmitida de geração em geração.
Acompanhe a conversa completa e deixe-se contagiar pela magia dos Caretos de Podence.
Pode ver também: Fazer 4 sobremesas por 5 euros? Sim é possível - Veja aqui!
Diana Chaves e João Baiãosão os anfitriões desta casa que está sempre de braços abertos para receber e dar a conhecer as melhores histórias!