Olá Chefs!
Há coisas que parecem muito dificeis de fazer. Coisas que você acha que só um Cheff de alta cozinha é capaz de fazer. A Trouxa com massa filo é uma dessas coisas certo? Desengane-se! A massa filo é frágil mas muito fácil de trabalhar e é muito versátil também, ou seja, é um ingrediente que nos deixa fazer muitas coisas e todas elas muito saborosas!
Experimente a Trouxa de Alheira e Espinafres que fazemos no Sirga!
Ingredientes:
1 alheira
1 molho de grelos de nabo
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 embalagem de 120g massa filo
Manteiga líquida para untar q.b.
azeite e sal q.b.
Preparação:
Comece por cozer os grelos em água e sal até ficarem macios e grelhe a alheira numa chapa anti-aderente.
De seguida, pique a cebola e o alho e leve-os a fritar ligeiramente numa frigideira com azeite. Junte os grelos bem escorridos e deixe saltear um pouco para envolver o azeite.
Tempere com sal e um pouco de pimenta. Leve a reservar para arrefecer. Divida em porções.
Depois, retire a pele à alheira, desfaça-a e divida-a pelas porções que dividiu previamente.
Corte a massa filo em rectângulos iguais. Com a parte larga virada para si e corte de cima a baixo, em 3 tiras iguais. Depois volte a cortar mas, as tiras ao meio.
Para cada trouxa, usa-se 3 folhas. Pincele cada uma das trouxas com manteiga.
Segure a folha tripla, pressione para aconchegar na cova da mão, coloque os grelos e alheira e vá rodando as pontas da massa pressionando para fechar. Pincele o exterior das pontas com um pouco mais de manteiga para agarrar melhor. Não precisa de atar mas caso ache necessário, pode fazê-lo.
Coloque as trouxas sobre papel vegetal, dentro de formas de silicone para queques e leve a forno que deve estar pré-aquecido a 180º durante cerca de 15 minutos, ou até a massa ficar tostada - se usar forno a gás reduza um pouco a temperatura.
NOTA: tenha atenção para não deixar queimar a massa filo. Esta massa queima com alguma facilidade!
Delicie-se com este prato!
Bom Apetite
O Chef Luís Noronha