Eventos

SIC Esperança lança segunda edição da campanha 'Dinheiro Miúdo para os Miúdos'

Trata-se de uma iniciativa a nível nacional, que visa angariar fundos para apoiar projetos destinados a melhorar a educação e a promover a igualdade entre crianças e jovens.

A SIC Esperança lançou, esta terça-feira, 17 de setembro a segunda edição da campanha de angariação de fundos Dinheiro Miúdo para os Miúdos. O evento decorreu no edifício Impresa e contou com Francisco Pedro Balsemão (CEO do grupo Impresa), Mercedes Balsemão (presidente da SIC Esperança), Germano de Sousa (administrador do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa), Margarida Gaspar de Matos (professora catedrática) e Eduardo Marçal Grilo (antigo ministro da educação).

De acordo com Mercedes Balsemão, esta é uma iniciativa a nível nacional, que “pretende esbater as diferenças que existem na educação”, angariando verbas para variados projetos. A campanha decorre entre 18 de setembro e 27 de outubro, e as pessoas podem contribuir com doações - através dos mealheiros distribuídos pelo país, por MB WAY ou por transferência bancária (IBAN) - ou através de voluntariado, seja individualmente ou em nome de uma entidade (empresa, estabelecimento de ensino, IPSS, entre outros).

No ano passado, esta ação de solidariedade chegou a três mil crianças e trouxe várias mudanças a nível do espaço educativo. “Fornecimento de equipamento informático e equipamento desportivo, que empoderou imenso os jovens atletas, formação de primeiros socorros para deficientes e não deficientes, também transformámos algumas escolas a nível energético, colocando lâmpadas LED e janelas eficientes”,destacou Mercedes Balsemão.

Estes pequenos detalhes nas escolas tornam a educação e o ensino muito mais apelativos, não só para os alunos, mas também para os professores. Sentem-se muito melhor se estiverem num bom ambiente, ficam mais motivados para ensinar”, notou ainda.

De salientar que esta campanha conta com a Rádio Renascença como media partner e com o apoio de várias entidades, como Germano de Sousa, ACP, MB WAY, Santos e Vale, e Expresso BPI Golf Cup.

Desde a sua fundação, a SIC Esperança já angariou mais de 10 milhões de euros, estabeleceu mais de 400 parcerias, apoiou mais de 4500 instituições de solidariedade social, desenvolveu mais de 500 projetos e beneficiou mais de um milhão e meio de pessoas.


SIC Esperança lança Clube de Voluntários

 O Clube de Voluntários tem como missão promover e organizar ações de voluntariado que contribuam para o desenvolvimento social, cultural, ambiental e educativo das comunidades onde as ações são realizadas, tendo como principal objetivo apoiar as diversas iniciativas desenvolvidas pela SIC Esperança com impacto de âmbito nacional, especialmente nas áreas da educação e da sustentabilidade ambiental.  

 As atividades do Clube serão realizadas por voluntários, com idade igual ou superior a 18 anos, a título individual e/ou em colaboração com entidades parceiras, incluindo instituições de ensino, bancos de voluntariado e empresas.

 O Clube de Voluntários consiste numa bolsa de voluntariado com vista à participação em iniciativas da SIC Esperança, nomeadamente em campanhas de angariação direta de fundos e/ou bens, reabilitação de espaços, voluntariado de competências, entre outros.

Quem pode participar? O Clube de Voluntários está aberto a pessoas singulares e a entidades, tais como empresas, bancos de voluntariado local, estabelecimentos de ensino, entre outros. Acreditamos que todos, individualmente ou em conjunto, podem contribuir para o bem-estar e mobilização da sua comunidade e para o sucesso dos nossos projetos a nível nacional.

Para se inscrever, cada voluntário deverá aceder ao site da SIC Esperança em sicesperanca.org e fazer o registo de acordo com o seu perfil.

Últimas