Após a recente Lisboa alternativa de Pobres Criaturas, com Carminho e pastéis de nata, nada como viajar no tempo até outros projetos que nos encheram de orgulho. A tendência é continuar, até porque as séries cada vez mais têm orçamentos que não envergonham e dão para nos visitar, como aconteceu com La Casa de Papel, House of the Dragon ou The Acolyte, a próxima aventura do universo Star Wars, que passou pela Madeira.
1. Damsel (2024)
Millie Bobby Brown, a Eleven da série Stranger Things, é a estrela deste filme, que teve todas as cenas exteriores rodadas em Portugal. Do claustro principal do Convento de Cristo, em Tomar, ao Mosteiro da Batalha, as filmagens passaram ainda pelo Douro, por uma aldeia no distrito da Guarda e ainda a Serra da Estrela.
2 . Heart of Stone (2023)
Ação e espionagem internacional, com cenas espetaculares em zonas históricas de Lisboa, que só por sim valem as duas horas do filme, embora para as justificar talvez não fosse preciso mais que Gal Gadot (também de Velocidade Furiosa) e Jamie Dornan (sim, o d’As Cinquenta Sombras).
3. Velocidade Furiosa X (2023)
A última aventura de Vin Diesel, família e amigos, desta vez com a portuguesa Daniela Melchior incluída, passou por Viseu, Vila Real, Lisboa e Almada. Sendo a saga centrada em automóveis, era inevitável que fosse obrigando ao corte de várias estradas, ao longo de praticamente um mês.
4. O Divã de Estaline (2016)
Realizado pela francesa Fanny Ardant, é passado nos anos 50, quando um jovem é incumbido de criar um monumento dedicado a Estaline, aqui interpretado por Gérard Depardieu. Emmanuelle Seigner é Lidia, a sua amante e as filmagens passaram pelo Luso, Curia e Aveiro.
5. Comboio Noturno Para Lisboa (2013)
Jeremy Irons é um professor suíço, que salva uma jovem prestes a saltar de uma ponte. Tudo o que sabe sobre ela é que deixou para trás um livro em português, de onde cai um bilhete de comboio para Lisboa. É nesse momento que ele decide deixar tudo e procurá-la, num filme onde se reconhecem locais como Caxias e a Estação de Santa Apolónia.
6. Em Clandestinidade (2002)
Passado num país não especificado da América Latina, a estreia na realização de John Malkovich, com Javier Bardem, teve filmagens no Porto, Espinho e Lisboa. A trama centra-se num detetive empenhado em caçar um líder da guerrilha, adaptando ao cinema um livro inspirado em acontecimentos reais da história do Sendero Luminoso, no Peru.
7. A Nona Porta (1999)
Realizado por Roman Polanski, trouxe até nós Johnny Depp, passando por cenários fantásticos de Sintra como o Chalet Biester, o Hotel Central e a Praça da República. Portugal esteve à altura de outros edifícios espantosos em Espanha e França, visitados ao longo de uma viagem provocada por um livro do século XVII e o Diabo…
8. Afirma Pereira (1995)
Marcello Mastroianni e Joaquim de Almeida, no Portugal de 1938, a viver numa ditadura e vizinhos de uma guerra civil, em Espanha. Editor de cultura num jornal de Lisboa, a personagem de Mastroianni ignora o mal que o rodeia, até que as coisas se começam a complicar quando contrata um jovem assistente, que está apaixonado por uma comunista.
9. Viagem a Lisboa (1994)
Um engenheiro sonoro vem até Lisboa para ajudar um realizador com dificuldades em terminar um filme mudo a preto e branco, sobre a cidade. Quando o realizador desaparece, nada como ficar por cá, até porque está fascinado por Teresa Salgueiro, que (en)canta com os Madredeus. Wim Wenders faz aqui uma espécie de sequela de O Estado das Coisas, em que uma equipa de filmagem fica sem orçamento, enquanto anda entre Lisboa e Sintra…
10. A Casa dos Espíritos (1993)
Esta adaptação do best-seller de Isabel Allende conta com um elenco magnífico: Meryl Streep, Jeremy Irons, Glenn Close, Winona Ryder e Antonio Banderas são os nomes em destaque no cartaz deste filme que acompanha três gerações de mulheres chilenas, durante a ditadura militar no país. As gravações por cá tiveram lugar no Teatro Nacional de São Carlos e Igreja de São Roque, em Lisboa, no Cabo Espichel e no Alentejo.
11 . A Casa da Rússia (1990)
Sean Connery vai até à União Soviética para conhecer Katya, interpretada por Michelle Pfeiffer, num enredo que envolve mísseis nucleares, adaptado de um livro de espionagem de John Le Carré. Um dos primeiros filmes ocidentais autorizado a filmar em Moscovo e na atual São Petersburgo, tem também a sua passagem por Lisboa, bastante menos comum na altura.
12. 007 – Ao Serviço de Sua Majestade (1969)
Ainda antes do 25 de Abril, fomos visitados por James Bond, mas Sean Connery tinha acabado de sair e calhou-nos George Lazenby, que não repetiu a façanha. As coisas também não correram bem sequer à personagem e cinco décadas e meia depois já não deve ser spoiler: quando finalmente decidiu assentar, Bond ficou logo viúvo, pouco depois de ter casado em território nacional. Ficaram o Guincho, o Hotel Palácio Estoril e a Arrábida para a posteridade.