O Dia Internacional da Mulher é uma ocasião com significado e história que celebra e luta por igualdade. Todos os anos, milhões de pessoas assinalam a data com homenagens, eventos e até protestos. Para além dos tradicionais discursos e flores, existem histórias fascinantes que ajudaram a construir esta celebração ao longo dos anos, assim como curiosidades inesperadas desconhecidas por muitos.
A ORIGEM DA DATA
Sabia que a data original não é 8 de março? O Dia Internacional da Mulher surgiu de lutas por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos. A primeira data foi celebrada a 28 de fevereiro, nos Estados Unidos, organizado pelo Partido Socialista da América. A escolha do dia 8 de março foi influenciada pela greve das mulheres russas em 1917, que exigiam melhores condições de vida. Esta reivindicação foi um marco e levou ao reconhecimento do direito ao voto feminino no país.
RECONHECIMENTO DA ONU
Com o passar dos anos, este dia passou a ser celebrado em vários países, tornando-se um símbolo da luta pela igualdade de género. Em 1975, a ONU oficializou o Dia Internacional da Mulher, reforçando a importância da data para a defesa dos direitos da mulher em todo o mundo. Foi a partir deste ano que a organização começou a assinalar a data, aprovando uma resolução que encorajava os países a estabelecer um dia dedicado às mulheres, consolidando assim o 8 de março para principal data.
ROXO É A COR OFICIAL
Existe uma cor oficial do Dia Internacional da Mulher e é o Roxo, um símbolo de justiça e dignidade. Esta escolha surgiu num movimento sufragista britânico. As mulheres utilizavam três cores para representar a sua causa:
- Roxo: Simbolizava a dignidade e lealdade à luta pela igualdade.
- Branco: Associado à pureza.
- Verde: Representava a esperança.
Ao longos dos anos, o roxo veio a tonar-se a cor predominante associada ao Dia da Mulher. Esta cor é amplamente utilizada em diversas campanhas e eventos reforçando a importância do dia.
FERIADO EM PAÍSES
O dia 8 de março é reconhecido como feriado oficial em vários países ao redor do mundo. Em vários países, esta data é celebrada com diversas manifestações, protestos e homenagens às mulheres.
- Rússia
- Guiné-Bissau
- Vietname
Para além destes países, Berlim foi a primeira cidade da União Europeia a reconhecer o Dia da Mulher como feriado.
TEMA ANUAL
Todos os anos, o Dia Internacional da Mulher é assinalado e celebrado com uma tema específico, definido por organizações como ONU. A escolha de temas pretende destacar as questões atuais mais urgentes e incentivar medidas concretas em prol dos direitos das mulheres.
Para o ano de 2025 o tema é: "Para Todas as mulheres e meninas: direitos, igualdade, empoderamento." Este tema, tem o objetivo de dar continuidade a ações que promovam a igualdade de direitos, poder e oportunidades para todos.