Conteúdo Patrocinado

Prémio Solidário apoia projetos que fazem a diferença na vida de pessoas em risco de exclusão social

O BPI e a Fundação “la Caixa” reforçam o seu compromisso de continuar a ajudar quem ajuda, desta vez na área da inclusão social. Na sua 9.ª edição, o Prémio Solidário 2024 apoia 27 projetos inspiradores com uma dotação global de 1,1 milhões de euros destinados a criar um futuro mais digno e inclusivo para cerca de 3.000 beneficiários

O Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário tem apoiado, desde a sua criação, projetos inovadores de entidades privadas do terceiro setor que respondem às necessidades das populações mais vulneráveis, impulsionando o seu desenvolvimento integral e o processo de inclusão social.

Este ano, as candidaturas premiadas abrangem cerca de 3.000 beneficiários, com iniciativas dirigidas a sem-abrigo, a migrantes e refugiados, a vítimas de violência, a reclusos e a famílias com crianças.

Os projetos vencedores apresentam respostas diversificadas para estas pessoas, de que são exemplo a criação de habitações de emergência para quem vive nas ruas, ioga e meditação em estabelecimentos prisionais, ações de integração laboral através de negócios sociais como a produção de pigmentos naturais e programas de capacitação para mães desempregadas e migrantes em risco. Cada projeto recebe, em média, 42 mil euros, num total de mais de 1,13 milhões de euros.

E OS VENCEDORES SÃO…

As 27 instituições premiadas estão distribuídas de norte a sul de Portugal. A seleção foi realizada com base numa avaliação detalhada dos projetos e das respetivas linhas de ação, tendo contado com a colaboração de dezenas de avaliadores, entre colaboradores e reformados do BPI, que, em regime de voluntariado, se reuniram com todas as entidades que avançaram para a segunda fase de avaliação. A partir deste trabalho de preparação, um júri escolheu as candidaturas mais relevantes e com maior impacto social, definindo também o valor do apoio financeiro a ser atribuído a cada um dos premiados. São eles:

Drive Impact CRL; Associação Auxílio e Amizade; CAIS – Associação de Solidariedade Social; Massive Particle – Associação (Associação Live With Earth); Associação Girlmove Portugal; Chapitô – Colectividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina; GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos; Fundação AJU – Jerónimo Usera; Animalife – Associação de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental; Associação Humanidades; e ABRAÇO – Associação de Apoio a Pessoas com VIH/SIDA (em Lisboa); MEERU | Abrir Caminho; Espaço t – Associação Para o apoio à Integração Social e Comunitária; Acessível Êxito Associação; Associação Sójovem das Saibreiras; Associação Dignitude; Fios e Desafios – Associação de Apoio Integrado à Família; ALMAZ – Associação Holística em Meio Prisional; e Associação dos Albergues Nocturnos do Porto (no Porto); Associação Cristã Evangélica de Apoio Social ACEDA; e Associação Just a Change (em Setúbal); Associação A4 – Acolher, Aceitar, Agir, Adaptar (em Aveiro); Cruz Vermelha Portuguesa Delegação de Barcelos (em Braga); Associação Entre Famílias (em Bragança); Centro Paroquial e Social do Salvador (em Beja); STC - Associação Serve the City Portugal (em Coimbra); e Associação das Mulheres Aguiarenses Empreendedoras (em Vila Real).


15 ANOS A MUDAR VIDAS

Os Prémios BPI Fundação “la Caixa” – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância – somam um total de 43 edições desde 2010, com mais de 34 milhões de euros atribuídos a 1.090 projetos de inclusão social, beneficiando mais de 219 mil pessoas.

Só o Prémio Solidário, lançado em 2016, já distinguiu 208 projetos, no valor de 7,6 milhões de euros, e mudou vidas a mais de 40.000 pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em 2024, o BPI e a Fundação “la Caixa” destinaram 50 milhões de euros a programas para a transformação social, a investigação e a divulgação da ciência, a educação, a cultura e o desenvolvimento sustentável.

Para mais informações, consulte os sites do BPI e da Fundação “la Caixa”.

Últimas