Conteúdo Patrocinado

Trabalhar com Casas Felizes: uma profissão com propósito e impacto

São vários os fatores que contribuem para a satisfação profissional: a valorização da individualidade; a evolução contínua; o trabalhar para impactar a vida das famílias e das comunidades; e, naturalmente, a remuneração e reconhecimento alinhados com o mérito e resultados. Sabia que há uma profissão que reúne tudo isto?

MARCO FONSECA

SIC

Depois de uma venda e compra de sucesso, vieram as mudanças e a nova decoração. É oficial: a Casa Feliz mudou de sítio e está diferente — maior, mais ampla e confortável. Tudo graças ao serviço completo da ERA, que tornou o processo de transição célere e descomplicado — bem mais rápido e ágil do que esperado por João Baião e Diana Chaves, os dois apresentadores do programa das manhãs da SIC.

Cláudia, consultora imobiliária, e Marta, do departamento processual, foram as duas profissionais que tornaram tudo possível, acompanhando de perto todo o processo e garantindo sempre todo o apoio necessário. Duas profissionais que refletem a cultura de trabalho cultivada na ERA Imobiliária, onde simpatia, leveza e descontração convivem com profissionalismo, expertise e competência.

 

Já se imaginou no lugar da Cláudia ou da Marta?

Não somos feitos em série. Com personalidades distintas, consideramos aspetos diferentes no momento de decidir o próximo local de trabalho.

Há profissionais que preferem a segurança da secretária, mas há outros que são avessos a uma rotina mais previsível – preferem a dinâmica de estar sempre em movimento, de não ter horários rígidos, do contacto diário com novas pessoas. O perfil perfeito para a profissão de consultor imobiliário: uma profissão caracterizada pelo potencial de crescimento, inserida num mercado que, no caso específico da ERA, está pronto a receber e a formar novos profissionais, em diversas áreas de trabalho nas suas 200 agências espalhadas por todo o país (consulte aqui a lista completa).

Pergunta: porquê esta rede imobiliária e não outra? Há cinco grandes motivos.

 

  1. Cada colaborador é único – e celebrado por isso

A maioria das pessoas recrutadas pela ERA não têm experiência prévia no setor imobiliário, apresentando, antes, um perfil com sinais claros de potencial para responder aos desafios específicos da profissão — um conjunto de competências que vão sendo polidas por um processo de formação gratuito e contínuo a que todos os colaboradores têm direito.

A aposta no crescimento das pessoas é um traço característico desta empresa que desde 1998 aposta na evolução das suas equipas, seja através da Academia ERA (o programa interno de formação, mais comummente referido como “a escola do imobiliário em Portugal”), do processo de acolhimento inicial ou junto das respetivas equipas, lideranças e consultores da ERA Portugal que acompanham e formam cada colaborador.

 

  1. O suporte de equipas multifacetadas

As equipas da ERA são altamente especializadas. A começar na região: o lema “fazemos parte da vizinhança” não surge ao acaso – é reflexo de que a imobiliária conhece bem os bairros e os vizinhos que compõem as duas centenas de regiões em que está presente. Depois, nas funções existentes dentro de cada empresa e cada loja: mais do que o multitasking, a ERA prefere apostar na especialização dos seus profissionais, tirando partido e potenciando as singularidades de cada um. Assim, promove o foco em áreas de expertise específicas, garantindo o apoio permanente dos restantes departamentos.

Entre as agências e a sede, são diversas as áreas de trabalho:

·         desde as equipas comerciais focadas no atendimento ao cliente;

·         aos intermediários de crédito, que tornam os negócios possíveis, otimizando os processos e a comunicação entre os vários intervenientes;

·         as equipas processuais, que lidam com a burocracia e todo o trabalho de back-office;

·         a coordenação da agência, no leme de tudo o que é front-office e trabalho administrativo, peças essenciais na resposta atempada aos clientes e na ligação entre todos os departamentos;

·         e ainda as equipas de marketing e recursos humanos, responsáveis pela divulgação dos imóveis e pelo recrutamento, respetivamente. 

Aqui pode saber mais sobre as diferentes áreas de trabalho ERA.

 

  1. Cultura de empresa saudável – onde a felicidade é uma vantagem competitiva!

É o que no jargão do mundo corporativo se chama “win-win”: um ambiente de trabalho saudável é fundamental para a satisfação dos colaboradores, o que por sua vez vai impactar positivamente a produtividade da empresa e aumentar a taxa de retenção de talentos. Consciente disto, a ERA aposta numa cultura organizacional marcada pela confiança e inovação: as diferentes equipas apoiam-se e trocam conhecimento; cada colaborador é celebrado na sua individualidade, recebendo condições para crescer dentro da organização; e todas as boas ideias são bem-vindas e postas à prova sem medos, em nome de um serviço ao cliente cada vez melhor.

Os resultados estão à vista — os números não mentem: a ERA reúne os profissionais mais eficientes do mercado, já que junta o maior número de casas para venda e de negócios fechados por pessoa, o que se traduz naturalmente no maior rendimento médio por colaborador do mercado!

 

  1. Um trabalho com propósito e impacto

Propósito é fazer verdadeiramente a diferença na vida das pessoas, e na ERA atua em duas dimensões distintas.

Primeiro, na vida dos clientes: os colaboradores ERA contactam todos os dias com diferentes histórias, diferentes sonhos e desafios, acompanhando todas as fases da compra e venda de uma casa, num processo que acarreta quase sempre uma componente emocional forte – e onde muitas vezes se tornam peças fundamentais na resolução dessas mesmas histórias.

Depois, na comunidade: em 2024, a ERA juntou-se ao Just a Change, tornando-se parceira da instituição responsável pela reabilitação de casas pela luta contra a pobreza habitacional. Um projeto ambicioso, a longo-prazo, e que já conta não apenas com o mecenato e voluntariado, mas com um trabalho ativo e local de sinalização destes casos muitas vezes escondidos, envergonhados, e sem qualquer apoio prévio. Um trabalho potenciado por esta empresa que conhece tão bem a vizinhança, que está a trabalhar ativamente para a melhorar!

 

  1. Reconhecimento profissional

Da cultura de trabalho saudável, à valorização das características de cada colaborador ou noção de impacto no mundo da comunidade, não admira que a ERA faça parte do ranking dos Best Workplaces em Portugal, uma lista da Great Place to Work, autoridade global em cultura do local de trabalho.

Mais: em 2024, foi considerada pela revista Fortune uma das 100 melhores empresas europeias, de acordo com uma auditoria externa e isenta baseada nas respostas anónimas dos colaboradores da imobiliária.

Ficou com vontade de se candidatar? Comece por preencher este formulário.

 

Últimas