O Mundo a Seus Pés

Morte de Charlie Kirk foi um ataque à liberdade de expressão

O homicídio a tiro do ativista Charlie Kirk, no passado dia 10 de setembro, chocou os Estados Unidos da América e acendeu ânimos num país já de si polarizado. O apoiante de Donald Trump, de 31 anos, intervinha num debate numa faculdade do estado de Utah quando foi assassinado. Oiça este episódio do podcast O Mundo a Seus Pés com Pedro Cordeiro, Diana Soler e Catarina Maldonado Vasconcelos

O Mundo a seus pés

No dia em que o alegado autor do crime foi detido, juntámos em estúdio a académica Diana Soller, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais/Universidade Nova; e a jornalista Catarina Maldonado Vasconcelos, que tem escrito no Expresso sobre este caso. A condução da conversa cabe ao editor da secção internacional, Pedro Cordeiro, e a edição técnica é de João Luís Amorim.



Embora a violência política nos Estados Unidos não tenha a direita radical como único ou principal alvo, antes se revelando transversal, o movimento adepto do Presidente não tardou a acusar a “esquerda radical” de ter causado a morte de Kirk, com alguns dos seus elementos de proa a exigir retaliação. Analisamos os potenciais efeitos que isso possa ter numa democracia onde adversários pouco dialogam.



O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da editoria Internacional do Expresso. A condução do debate é rotativa entre os jornalistas Ana França, Hélder Gomes, Mara Tribuna, Pedro Cordeiro e Catarina Maldonado Vasconcelos. Subscreva e ouça mais episódios.

Últimas