Durante 25 anos, Henrique (nome fictício) cuidou da mulher, que sofria de paramiloidose. Depois da sua morte, começou a desenvolver vários sintomas da doença que a afetava, incluindo dores e perda de sensibilidade nos pés, problemas oftalmológicos e gastrointestinais. Mas os múltiplos exames que fez não detetaram nada, apesar das suas queixas serem reais. Por exclusão de partes, os médicos concluíram tratar-se de uma doença psicossomática.
“O meu pai, com 75 anos, tem dificuldade em perceber a ligação entre o estado emocional em que se encontra e os sintomas físicos, e nega a possibilidade de serem da cabeça dele”, conta a filha, que partilhou o seu testemunho no mais recente episódio do podcast do Expresso dedicado à saúde mental.
Convidada neste episódio, a psiquiatra Sílvia Ouakinin, da direção da Sociedade Portuguesa de Psicossomática, explica que a interação entre o psicológico e o físico é bidirecional. "Uma doença física pode ter um impacto psicológico, por exemplo uma depressão que surge em reação ao diagnóstico de uma doença grave, tal como um estado de sofrimento emocional pode ter um impacto fisiológico”, causando sintomas físicos reais, diz.
O problema é que, por desconhecimento, muitos pacientes, mas também muitos profissionais de saúde ainda têm tendência a desvalorizar a psicossomática.
“Durante muito tempo pensava-se a mente e o corpo de uma forma completamente clivada. Julgava-se que as doenças mentais não tinham qualquer impacto no corpo e vice-versa. E ainda há alguns resquícios dessa cultura”, explica o psicólogo clínico Marco Torrado, igualmente convidado neste episódio.
"'Isso é só cabeça' é uma frase muito típica que infelizmente ainda se ouve muito nos contextos de saúde", lamenta.
As causas e os tratamentos mais eficazes para estes distúrbios, os sintomas e doenças psicossomáticas mais comuns e os fatores que podem tornar algumas pessoas mais vulneráveis ao seu desenvolvimento são alguns dos temas abordados no mais recente episódio do podcast do Expresso dedicado à saúde mental.
Nesta temporada do podcast "Que Voz É Esta?", as jornalistas Joana Pereira Bastos e Helena Bento exploram emoções como culpa, vergonha ou raiva, com mais casos reais e com a participação de especialistas na área da saúde. Ouça aqui mais episódios: