Vídeos

Na Cama com Marco Paulo: "Gravo coisas que sejam acessíveis ao público, não gravo para intelectuais"

O cantor foi uma das 27 personalidades que aceitou o desafio do programa mais arrojado lançado pela SIC no seu segundo ano de existência, em 1993. Entre a popularidade inegável e o "piroso", saiba como Marco Paulo via nos anos 90 a sua popularidade, como imaginava o futuro e o amor durante esta entrevista intimista conduzida por Alexandra Lencastre.

"Na Cama Com..." marcou a produção televisiva portuguesa e rompeu com todos os modelos de entrevistas até então.

Alexandra Lencastre estreou-se na SIC como apresentadora com um programa inesquecível. O ‘Na Cama Com…’ era um programa de entrevistas realizadas numa cama com um tom intimista.

Marco Paulo foi uma das 27 personalidades que aceitou o convite e se disponibilizou para falar de medos e preconceitos, mas também de sucesso e novos projetos.

Reveja a entrevista na íntegra no vídeo acima.

Tem medo da morte?

Durante a entrevista, Marco Paulo responde a perguntas várias, entre elas se tem medo da morte ou se faria de tudo para ser eterno. Na altura o cantor ainda não tinha enfrentado a doença que acabaria por provocar a sua morte.

Nada é eterno. Não venderia a alma ao Diabo mas se tivesse de fazer alguma coisa para ser eterno não me importava nada, porque esta vida conheço a outra não conheço.

Marco Paulo: entre o homem "chique" e o "piroso"

No Portugal da década de 90, o cantor era olhado ora com algum preconceito ora com devoção. Perante alguma recolha de opiniões de entrevistas na rua, Marco Paulo esclarece que respeita a opinião de quem não gosta, mas sublinha "as pessoas que têm acompanhado a minha carreira ao longo de 25 anos não são estúpidas e eu não considero o povo português estúpido. Eu respeito a profissão de toda a gente, a minha profissão merece respeito, quer se goste ou não".

"Se eu gosto do que canto? Se não gostasse não gravava."
"Gravo coisas que sejam acessíveis ao público, não gravo para intelectuais. Eu não gravo para ter os trabalhos nos armazéns. Gravo para que as pessoas me oiçam. Quando falo nos 55 discos de ouro e platina que tenho em casa não falo com vaidade, falo com orgulho, com respeito e com essa admiração que tenho com o público, com quem me ouve em casa. Possivelmente até essas pessoas que dizem que que não gostam".

A emoção de Ana Marques ao saber em direto da morte de Marco Paulo

Na Cama com ... : o programa arrojado apresentado pela estrela do programa infantil

Durante um ano, de 1993 a 1994, longe da formalidade habitual, Alexandra Lencastre - muito conhecida e popular para o público infantil pela sua participação na Rua Sésamo - entrevistava os convidados numa cenário que tinha como "palco" uma cama. O genérico do programa começava mostrando um simples buraco de fechadura por onde se podia ver o cenário com a apresentadora a ler um livro na cama enquanto se ouvia em fundo a música “Whiter Shade of Pale” reforçando a atmosfera intimista.

Por este programa passaram inúmeras figuras públicas da música, televisão, desporto, política, como o astrólogo Paulo Cardoso, o cantor Marco Paulo, o ator Diogo Infante, o cantor Sérgio Godinho, a atriz Rita Blanco (que foi de pijama e a foi a única a enfiar-se mesmo na cama com Alexandra Lencastre) e até a atriz brasileira Glória Pires.

O conceito do programa rasgou com a norma na altura e, embora, completamente inofensivo, deu origem a críticas pelo facto de ter uma cama como cenário principal o que de alguma forma desrespeitava os convidados sendo que muitas figuras públicas chegaram a admitir não aceder ao convite de irem ao programa por esse contexto.

Não foi o caso de Marco Paulo.

"Numa entrevista perguntaram-me se eu viria ao programa se fosse convidado e eu respondi que sim. Em primeiro lugar porque ao virem aqui tantas individualidade que são importantes do panorama cultural, pensei que não teria possibilidades de me sentar nesta cadeira ou nessa cama. Depois comecei também a simpatizar com a apresentadora do programa. A simpatizar com a pessoa: com o profissionalismo e com a pessoa. Vir do teatro e ter uma responsabilidades de ter um programa como este que ainda não é muito fácil uma pessoa ter em Portugal, eu achei que deveria vir."

Quinta-feira, 24 de outubro, foi um dia triste para o mundo artístico nacional. Morreu Marco Paulo, aos 79 anos, após uma longa batalha contra o cancro, este último no fígado. O cantor, um dos artistas mais reconhecidos no nosso país, e apresentador do programa Alô Marco Paulo deixou o país comovido e foram muitos os que quiseram prestar a sua homenagem em direto na SIC.

Uma semana depois, recordamos momentos do cantor na SIC antes de este ser diagnosticado com a doença.

Reveja a entrevista na íntegra no vídeo acima.

Últimas