"Habemus Papa". O segundo dia de Conclave começou com fumo negro, após as duas votações matinais. Os 133 cardeais eleitores reuniram-se numa quarta ronda, da qual foi eleito um novo Papa com, pelo menos, dois terços dos votos.
Os sinais de fumo eram esperados às 17h30, mas os sinos de todas as igrejas de Roma só começaram a tocar pouco depois das 18h locais (17h em Lisboa).
O nome do próximo Papa será confirmado através do anúncio na varanda da Praça de São Pedro. "Anuncio-vos com grande alegria: Temos Papa!" é a frase, que vai ser dita em latim, com a qual o cardeal protodiácono, o francês Dominique Mamberti, transmite a eleição do novo sumo pontífice.
De seguida, ficamos a conhecer o nome do cardeal eleito e só depois a revelação do nome papal escolhido (em latim). Por fim, e finalmente eleito é apresentado, o novo Papa que dá a primeira bênção apostólica.
É o terceiro Papa consecutivo a ser eleito no segundo dia de votação. Também Bento XVI e Francisco foram escolhidos no segundo dia do Conclave.
Novo Papa da Igreja Católica é Norte-Americano: Robert Francis Prevost, Papa Leão XIV.