Na antena da SIC Notícias, o professor de Engenharia Civil Carlos Oliveira Cruz explica que o Elevador da Graça, à semelhança de outros, é um sistema de dois veículos que funciona em pares.
“Os dois veículos estão ligados por um cabo e o peso do veículo que desce impulsiona o veículo que está a subir, numa lógica de contrapeso”, afirma.
Este cabo que liga os dois veículos, informa o especialista, situa-se entre os carris, numa calha técnica. E terá sido esta a origem do acidente desta quarta-feira. Ao que tudo indica, o cabo ter-se-á soltado.
Mas para além desta falha, poderá ter havido outras.
“Além deste cabo, existem também travões que ajudam à paragem do veículo e, em situações críticas, deveriam ajudar à imobilização. Poderão ter havido falhas simultâneas, até porque a segurança do sistema não se baseia apenas num componente”, acrescenta Carlos Oliveira Cruz.
O especialista destaca que é necessário prestar atenção à crescente pressão - sobretudo do turismo - que têm sofrido estes sistemas, incluindo ascensores e elétricos.
“Esperamos que as entidades que gerem e fazem manutenção tenham atenção a esta maior utilização dos equipamentos. Têm uma manutenção mais cara do que a substituição por equipamentos mais modernos.”