Olá a todos!
Calma...Não se deixe intimidar pelo nome! Hoje trago-vos uma delícia vinda diretamente de Israel! Shakshuka é um prato muito simples de fazer e é tão, mas tão saboroso!
Existem muitas formas de cozinhar Shakshuka, algumas receitas têm carne outras, felizmente não! Claro que a minha receita é vegetariana e posso dizer-vos que até o meu querido Thomas se delicia a comer este prato!
Por isso recomendo-o a qualquer pessoa, vegetariana ou não, porque tenho a certeza que vai adorar!
Experimente e diga-me o que achou!
Shakshuka à moda da Teresa
Ingredientes:
4 Ovos.
4 Tomates grandes e maduros, picados em pedaços de 2-3 cm.
1 Cebola grande picada.
3 dentes de Alho amassados.
Rúcula ou salsa picada
Sal, Cominho e Pimenta – a gosto
Preparação:
Comece por fritar a cebola, em fogo alto, até ela começar a ficar transparente. Depois adicione alho e envolva-o com a cebola.
De seguida, coloque os tomates e mexa tudo muito bem, mantenha tudo em temperaturas altas até que o preparado comece a borbulhar.
Estamos então prontos para temperar a nossa Shakshuka com sal, cominho, pimenta e salsa (tempere a seu gosto).
Depois baixe o lume e deixe que o preparado cozinhe durante 20/30 minutos até conseguir uma textura mais homogénea. Quanto mais tempo o molho estiver a cozer, mais intenso será o seu sabor! Aconselho a tapar a frigideira com uma tampa, por exemplo.
Agora a parte mais difícil, faça buracos no molho, de maneira a que consiga colocar os ovos lá dentro e de seguida, coloque cada ovo dentro dessa espécie de "ninho" que fez.
Esteja atento para ver quando é que os ovos ficam cozidos! Não os deixe cozer demais!
Assim que os ovos estiverem cozidos, coloque-os no prato e cubra com rúcula ou salsa. Coma este prato com pão, faça por exemplos sandes, também pode acompanhar com cuscuz, ou com arroz!
Fácil não é?!
Boa sorte!