O desafio era recriar uma receita com base nas memórias de infância e experiências na cozinha de familiares, recriar um daqueles pratos que nos remetem para o passado. Sofia Arruda apostou num prato da sua tia Manuela, um delicioso Arroz de Pato, que mereceu rasgados elogios por parte do chef Ljubomir Stanisic, ainda para mais, porque foi confecionado em menos de uma hora.
Desafiámos a atriz a partilhar aqui no site da SIC a receita do tão falado e elogiado arroz. Apesar de não ter as quantidades dos ingredientes e de ter feito tudo "a olho", Sofia não deixou de nos enviar os elementos essenciais.
Arroz de Pato da Tia Manuela
Cozer um pato inteiro com uma mão cheia de sal na barriga e mais um pouco por cima da pele. Colocar o pato só quando a água já estiver a ferver bem, aproximadamente 15 a 20 minutos.
Num outro tacho, refogar 2 cebolas, 3 dentes de alho com azeite e 1 cl de banha.
Desfiar o pato com as mãos, aproveitar os miúdos e alguma gordura. Juntar ao refogado e temperar com meio copo de vinho branco, noz moscada em pó, caril em pó, molho de soja, pimenta e cravinho cabecinha em pó.
Juntar o arroz e passados 6 minutos juntar uma embalagem de passas pretas sem grainha. Envolver e deixar cozinhar durante mais 2 minutos.
Passar o preparado para uma travessa de forno, decorar com rodelas de chouriço e levar ao forno para tostar a 200 graus durante cerca de 10 minutos (depende do forno e se gostam mais queimadinho ou não).
Servir de imediato.
Pode ver todos os episódios de'Hell's Kitchen Famosos'em OPTO/SIC