Bastidores

O Peixe da Semana - Tubarão anequim

Isurus oxyrhincus Rafinesque, 1810

Mar Salgado

______________________________________________________________________________________________

Comprimento máximoPode atingir 500 cm de comprimento e 400Kg de peso

 Distribuição geográfica:  águas temperadas e tropicais de todos os oceanos

______________________________________________________________________________________________

O tubarão-anequim é um dos tubarões mais "famosos", sendo muito apreciado pelos pescadores desportivos dada a sua beleza, agressividade e poder combativo, características celebrizadas por Hemingway, na sua conhecida obra "O velho e o mar". É o mais veloz de todos os tubarões, desenvolvendo velocidades superiores a 35 Km/h e sendo capaz de saltar fora de água, até uma altura de 6 metros, quando se sente preso por um anzol. Predador voraz, conhecido pelo "glutão do mar", alimenta-se principalmente de peixes (de superfície e pelágicos como os atuns, cavalas, sardinhas, etc...) e também de crustáceos e moluscos (lulas), consumindo anualmente cerca de 10 vezes o seu peso vivo.

É uma espécie ovovivípara, o que significa que os embriões se desenvolvem no interior do corpo da fêmea, dentro de ovos, nascendo entre 4 e 16 crias de cada vez, completamente formadas e com 60 a 70 cm de comprimento.  

É bastante afetado pela atividade pesqueira intencional e acidental, bem como pela pesca desportiva. É por isso uma espécie ameaçada com o estatuto internacional de conservação “Vulnerável”, o que significa que corre um elevado risco de extinção na Natureza.


* Esta rubrica é uma parceria com o Aquário Vasco da Gama