+ Mulher

Marlene Vieira: Quem é a chef que se tornou na primeira mulher a conquistar uma estrela Michelin em 30 anos?

"Já foi pior, ainda assim, é insuficiente. Sabemos que há mães que abdicam do seu sonho profissional em prol dos filhos", notou a chef portuguesa.

Marlene Vieira
JB Lacroix

A chef Marlene Vieira conquistou a sua primeira estrela Michelin para o restaurante Marlene. Tudo aconteceu na gala do Guia Michelin Portugal 2025, que decorreu no Porto esta terça-feira, 25 de fevereiro. A chef portuguesa tornou-se na primeira mulher a receber esta distinção em 30 anos.

Emocionada, Marlene Vieira assumiu que este é um sonho “tornado realidade”, mas acredita que ainda há um caminho a percorrer no que diz respeito à presença das mulheres no mundo da cozinha.

“Eu sei que é um caminho que nós temos de ir fazendo. Já foi pior, ainda assim, é insuficiente. Sabemos que há mães que abdicam do seu sonho profissional em prol dos filhos. Eu sei que é muito difícil a escolha, mas nós não podemos abdicar disso”, notou em declarações à SIC.

Além da maternidade, a chef falou ainda na existência de bullying na cozinha. “Houve muitas mulheres que não aceitaram e disseram não. Não foi desistir, foi dizer não. Acharam, a determinada altura, que a cozinha era uma área muito difícil, com um ambiente muito tóxico. Hoje em dia, as coisas não são assim”, notou.

Mas como começou o percurso de Marlene Vieira, a chef que é atualmente uma referência da cozinha portuguesa e que acaba de conquistar a sua primeira estrela Michelin? O fascínio pela cozinha vem desde tenra idade. De acordo com a biografia divulgada pela FNAC, tudo começou quando, aos 12 anos, Marlene pediu aos pais que a deixassem trabalhar, durante as férias de verão, num restaurante onde o seu pai entregava carne. Após essas férias, a sua vida passou então a dividir-se entre a escola e a cozinha e, aos 16 anos, inscreveu-se na Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira.

Durante um ano e meio, trabalhou um hotel de charme em Vila do Conde. Depois disso, decidiu partir à aventura nos Estados Unidos. “Decidi fazer a mochila e viajei até Nova Iorque onde durante dois anos trabalhei num restaurante português (Alfama) em Manhattan”, contou citada pela FNAC.

Depois da passagem pelos Estados Unidos, Marlene Vieira regressou a Portugal e trabalhou em hotéis de 5 estrelas e alguns restaurantes, conforme a própria fez saber. Em 2009, Marlene Vieira participou ainda, pela primeira vez, no concurso Chefe Cozinheiro do Ano, onde participavam maioritariamente homens.

Atualmente, Marlene Vieira é uma das principais referências nacionais no que diz respeito à cozinha. Em Lisboa, lidera três restaurantes: Marlene – com o qual a caba de conquistar uma estrela Michelin -, ZUMZUM Gastrobar e MARLENE VIEIRA FOOD CORNER, no Mercado da Ribeira.

A chef conta no currículo várias participações em programas televisivos como Chefs Academy (2013), A História da Gastronomia Nacional (2019), MasterChef Portugal (2021) e Cozinha de Chef (2023). Aventurou-se também pela literatura gastronómica e já lançou  três livros.

Últimas