SIC Mulher

Yulia Zdanovska, uma das melhores jovens matemáticas, morta numa explosão em Kharkiv

A jovem, de 21 anos, morreu depois de uma ofensiva na cidade ucraniana. Em 2017 tinha ganhado uma medalha de prata nas Olimpíadas Europeias da Matemática.

Era considerada uma das melhores jovens na matemática, depois de em 2017 ter conquistado um segundo lugar nas Olimpíadas Europeias. Era ucraniana, e tinha 21 anos. Morava na cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, e depois do eclodir da guerra, recusou-se a abandonar a sua terra natal. No entanto, tornou-se numa nova vítima do conflito com a Rússia.

Yulia Zdanovska morreu num incêndio depois da sua área residencial ter sido atingida por um míssil russo, o que causou uma forte explosão nos arredores. A jovem quis ficar na Ucrânia, e recusou-se a fugir. “Vou ficar até ganharmos a guerra”, terá assumido. A notícia da sua morte foi partilhada pela conta oficial de Twitter da Embaixada da Ucrânia na Hungria, e rapidamente começaram as homenagens a Yulia.

Também no Facebook, a página Teach For Ukraine, uma organização dedicada a serviços de tutoria, escreveu que “A Yulia era extraordinária. Um prodígio. Licenciou-se em Ciências da Computação na melhor universidade da Ucrânia e podia trabalhar para qualquer gigante tecnológica”.

Viu a sua casa na Ucrânia destruída. No dia seguinte, ganhou uma medalha nos Paralímpicos de Inverno

Últimas