SIC Novelas

De Gi a Matilde: 10 personagens a que Custódia Gallego deu vida nos últimos anos

Recorde os papéis mais marcantes da atriz na ficção da SIC.

SIC

Com 66 anos e uma longa carreira na representação, Custódia Gallego tem integrado os elencos de várias novelas da SIC, onde deu vida a inúmeras personagens que cativaram o público. Está preparado para recordar algumas delas? Percorra a lista abaixo!

CONCEIÇÃO CARDOSO, 'PERFEITO CORAÇÃO' (2009)

Em 2009, Custódia Gallego conquistou o público ao fazer de mãe do protagonista da novela 'Perfeito Coração'. Conceição Cardoso era uma mulher de família e muito trabalhadora, que enfrentou vários desafios ao longo da história, especialmente relacionados com o acidente que deixou o filho em coma durante cinco anos.

GI COUTINHO, 'LAÇOS DE SANGUE' (2010)

Quem é que não se recorda da icónica Gi Coutinho? Em 2010, a atriz fez parte do elenco de 'Laços de Sangue', onde deu vida a uma das personagens mais cómicas, extrovertidas e sociáveis da trama, juntamente com João Ricardo, que acabou por falecer em 2017, vítima de um tumor maligno na cabeça.

ÁUREA HENRIQUES, 'DANCIN' DAYS' (2012)

Dois anos depois da sua interpretação brilhante em 'Laços de Sangue', aceitou mais um desafio da SIC e entrou na novela 'Dancin' Days'. Nesta produção, Custódia Gallego interpretou uma mulher depressiva e insatisfeita, que enfrentou vários desafios relacionados com a saúde mental e com a dinâmica familiar.

ANTÓNIA CARDOSO QUEIROZ, 'MAR SALGADO' (2014)

Continuando a desafiar-se, a atriz encarnou Antónia Cardoso Queiroz na novela 'Mar Salgado'. A personagem era casada e tinha três filhos: Gonçalo, Amélia e André. Apesar de dedicar a sua vida à família, manteve uma relação extraconjugal com Samuel, um artista plástico que conheceu numa inauguração.

FERNANDA SILVA, 'CORAÇÃO D'OURO' (2015)

Logo a seguir, destacou-se como Fernanda Silva em 'Coração d'Ouro'. E quem era Fernanda? Uma mulher que acumulou vários turnos no trabalho e que tinha um marido desonesto, que não contribuiu para melhorar a situação económica delicada da família.

OFÉLIA VAZ, 'PAIXÃO' (2017)

Outro papel marcante foi Ofélia Vaz, em 'Paixão'. Apaixonada pela vida, determinada e sonhadora, sempre esteve convicta de que não nasceu para ser infeliz. Por isso, deixou o marido e os filhos para se ir embora com um norueguês milionário, mas depois da morte deste, regressou ao Algarve.

MATILDE GOMES, 'NAZARÉ' (2019)

Em 2019, encarnou a mãe de Nazaré, a protagonista da novela que conquistou o público desde cedo. Após ser abandonada pelo marido, Matilde Gomes enfrentou uma profunda depressão e, anos mais tarde, foi diagnosticada com um tumor cerebral inoperável. Apesar das adversidades, manteve sempre uma relação próxima com a filha, personagem interpretada por Carolina Loureiro.

AIDA FOLGADO, 'A SERRA' (2021)

Depois do sucesso de 'Nazaré', desempenhou o papel de Aida Folgado na novela 'A Serra'. Natural de Lisboa, mudou-se para a Serra da Estrela com o marido para reerguer a antiga fábrica de burel da família dele, dando uma nova oportunidade ao casamento.

ELISA MOSQUITO, 'FLOR SEM TEMPO' (2023)

Mais recentemente, brilhou como Elisa Mosquito em 'Flor Sem Tempo', novela distinguida internacionalmente. Nesta grande produção, a atriz interpretou uma mulher sorridente e cheia de energia, que manteve uma relação conflituosa com a cunhada, com quem trocou farpas frequentemente.

LURDES ROCHA, 'A PROMESSA' (2024)

Atualmente, a atriz está a dar vida a Lurdes Rocha, na novela da noite 'A Promessa', onde contracena com grandes nomes como: Sofia Alves, Pepê Rapazote, José Wallenstein, João Catarré, Joana Ribeiro, Victoria Guerra, entre muitos outros.