Exclusivos

Saiba em poucos segundos quanto vai receber de reforma!

Conheça as dicas de Pedro Andersson, jornalista especializado em Finanças Pessoais.

GettyImages: Olga Dobrovolska

SIC

No Contas Poupança, Pedro Andersson, jornalista especializado em Finanças Pessoais, explica-lhe como pode simular a sua reforma em poucos segundos na página da Segurança Social Direta. Note que quem se reformar nos próximos anos deve esperar uma reforma mais baixa do que o salário atual e que há previsões de que quem se reformar em 2050 tenha uma reforma de menos de metade do que o último salário.

Para fazer a simulação basta que aceda ao site da Segurança Social Direta e poderá saber o valor da sua reforma quando chegar a altura de deixar o mercado de trabalho. Ao entrar com as suas credenciais, aparecer-lhe-á logo nos destaques a opção "Simule a sua pensão de velhice". Caso não surja de imediato esta opção destacada, deve seguir os seguintes passos: Pensões - Simulador de pensões - Efetuar Simulação. A primeira opção que tem é a "simulação automática". Carregando em "Efetuar simulação automática", poderá de forma simples ver o que o espera, uma vez que este simulador vai buscar todos os descontos que fez desde que começou a descontar até à data de hoje e faz uma previsão dos descontos que ainda vai ter.

Veja um exemplo: Um funcionário público vai reformar-se, de acordo com este simulador, aos 67 anos e 8 meses, o que significa que a sua reforma será em março de 2041. No outro lado da tabela surge o valor bruto estimado da pensão. Neste caso, cerca de 1700€. À primeira vista pode parecer um valor satisfatório, mas não se esqueça de que se trata do valor bruto, sujeito a descontos de IRS. Não terá de fazer mais descontos para a Segurança Social, uma vez que nesta altura já estará reformado. Porém, os descontos para o IRS permanecem. Não se esqueça também que, com a reforma, o subsídio de refeição termina e por isso terá de deduzir esse valor.

Tenha em conta que aquilo que são 1500€ hoje serão provavelmente muito menos em termos reais, descontando inflação, daqui a algumas décadas. Mesmo que a reforma não venha a ser exatamente este valor, pelo menos fica com uma ideia do dinheiro que vai ter mensalmente quando deixar o mercado de trabalho. É também um valor importante para começar a fazer contas, a poupar e a investir para ter um bolo financeiro que lhe permita encarar a reforma com mais segurança e menos ansiedade.


Boas poupanças!

Últimas