O Futuro do Futuro

Chatbot com recurso a IA “atende” alunos no ISEG: resposta a questões burocráticas é mais rápida e liberta trabalhadores para outras tarefas

“Muitas vezes as informações já estavam disponíveis, mas as pessoas não encontravam ou não conseguiam interpretar corretamente”, explica Winnie Picoto, vice-presidente do ISEG

O Futuro do Futuro

Este ano letivo, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) promete responder mais rápido, a qualquer hora e em qualquer idioma, às dúvidas de estudantes, futuros alunos ou mesmo docentes e investigadores. O ‘chatbot’ lançado por esta escola da Universidade de Lisboa já está em funcionamento e um dos objetivos passa por “aliviar a carga administrativa” dos funcionários com a resposta a ”questões que são gerais".

Este tipo de informação, que já estava disponível no site da instituição, alimenta agora uma base de dados que conjuga as respostas que são dadas pelo ‘chatbot’. “Muitas vezes as informações já estavam disponíveis, mas as pessoas não encontravam ou não conseguiam interpretar corretamente”, explica Winnie Picoto, vice-presidente do ISEG. “Um dos objetivos é conseguir melhorar essa componente”, aponta. “E assim os trabalhadores ficam também disponíveis para outro tipo de interação com os nossos estudantes, os nossos candidatos, mas que não sejam questões relacionadas com a informação que já está disponível”, refere a professora universitária.

Este projeto foi levado a cabo em conjunto com a Noesis, empresa tecnológica portuguesa. João Martins, gestor sénior de Inteligência Artificial e Análise de Dados, explica que a conceção e produção desta ferramenta foi um processo conjunto com as equipas do ISEG: “Tecnicamente nós implementámos, mas a parte mais enriquecedora de conhecimento e análise de resposta não teria sido possível sem a ajuda da equipa do ISEG”.

A conversa completa pode ser ouvida no episódio desta terça-feira (29) de “O Futuro do Futuro”, disponível nos sites do Expresso, da SIC e da SIC Notícias e nas aplicações de podcasts.

Últimas