O Futuro do Futuro

Moto elétrica sem carta? “É um assunto polémico, algumas dessas motas são facilmente desbloqueadas para darem mais de 25 quilómetros à hora”

Num guia passo a passo, este episódio do podcast “O Futuro do Futuro” mostra quais os principais benefícios e os apoios que existem para comprar uma moto elétrica, e é abordada a questão das motos sem carta. Conheça ainda os desafios para usar uma em Portugal, com conselhos práticos e recomendações

O Futuro do Futuro

A mobilidade elétrica tem mudado a forma como as pessoas se deslocam, sobretudo nas grandes cidades. E onde é que a moto elétrica entra nesta equação? É uma alternativa “para quem procura uma solução económica, sustentável e prática”, explica André Losna, engenheiro eletrotécnico e proprietário da Xpert Energy.

Num guia passo a passo, nesta entrevista ao podcast “O Futuro do Futuro” mostra quais os principais benefícios e os apoios que existem para a aquisição, como o Fundo Ambiental, mas também os desafios para o uso de uma moto elétrica em Portugal, procurando encontrar conselhos práticos e recomendações para quem pondera investir neste tipo de mobilidade em duas rodas. É feita ainda uma comparação de custos entre um carro elétrico, uma moto elétrica, e as alternativas a combustão.

E quem quiser ter uma moto elétrica sem ter carta de condução? Como deve fazer? Losna considera que este ainda é um “assunto polémico”, tratando-se de “uma lei mal explicada ou menos esclarecida” e que “convinha ser actualizada à face da tecnologia de hoje”. Argumenta que “algumas dessas motas também são facilmente desbloqueadas, dão mais de 25 quilómetros à hora, que supostamente só deveriam dar a 25, que é a velocidade de uma bicicleta”.

O episódio aborda igualmente a questão da autonomia e durabilidade das baterias, das condições para o carregamento, do desempenho e eficiência e dos custos de manutenção ao longo da vida.

A conversa completa pode ser ouvida no episódio desta terça-feira (5) de “O Futuro do Futuro”, disponível nos sites do Expresso, da SIC e da SIC Notícias e nas aplicações de podcasts.

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