Resumos

Resumo 'A Herança': Sofia convoca reunião de emergência

Depois da discussão com Pilar na fábrica, a herdeira de Raúl decide reunir a família Novais.

SIC

Sofia desabafa com Gonçalo em como não entende a atitude de Pilar e que o facto de serem irmãs deveria valer mais do que a fábrica. O equitador diz que Sofia esteve à altura da situação e que deveria marcar uma reunião para se dar a conhecer à restante administração. Sofia ganha coragem e decide fazê-lo. Cláudia marca o encontro.

Simão tenta convencer a filha a fazerem uma caminhada juntos. Ela sai para ir vestir o fato de treino e Simão acaba por lhe atender uma chamada. É da secretaria da faculdade e Simão descobre que a filha não está inscrita na escola. Ele estranha, mas diz que vai falar com Mariana e desliga. Pilar entra na cozinha e chama-o para uma reunião familiar.

Gonçalo está a sair do gabinete com Cláudia. Beatriz aproxima-se dele, conversam e ele explica que esteve a ajudar Sofia a orientar-se na fábrica para assumir o cargo de presidente. Ela pergunta-lhe de onde a conhece e fica aliviada por perceber que eles não são namorados. Beatriz convida-o para jantar e ele acaba por aceitar.

A família Novais reúne-se na sala e Pilar conta que Sofia assumiu o cargo de presidência na fábrica. Está furiosa e acusa a mãe de ter facilitado ao oferecer casa a Sofia. Brígida responde que pretende seguir a vontade do falecido marido e Rafael dá-lhe razão. Pilar também discute com o irmão e Simão tenta acalmá-la, mas a mulher está imparável. Nesse momento, recebem a convocação de Sofia para reunir e Pilar sai para o quarto, furiosa.

Cláudia negoceia valores ao telemóvel com um órgão de comunicação social para lhe enviar as fotografias de Pilar e Sofia a discutir na empresa.

Já nas cavalariças, Pilar está a aparelhar o cavalo quando Simão volta a aparecer e pergunta-lhe o que é que tem contra Sofia, pois infernizar a sua vida não vai alterar nada. Pilar responde que não se quer sentir sozinha e abandonada na luta, mas o marido argumenta que não tem de ser uma luta, que é teimosia. Pilar diz, por fim, que não vai desistir, que é a dignidade e a segurança da família que estão em causa.

Teresinha fica fascinada com a quantidade de cartões de crédito que Sofia recebeu da empresa.

Vicente chega a casa com o jantar e aguarda pela mãe quando recebe uma chamada de Pilar, que lhe pede para que vá ter com ela à herdade.

Teresinha e Sofia olham para a ementa do café, quando Bernardo entra acompanhado com uma rapariga. Teresinha provoca-o, mas ele ignora-a.

Gonçalo chega ao restaurante da residencial para jantar com Beatriz. Mostram-se simpáticos um com o outro e Beatriz diz que espera que valha a pena pela companhia.

Teresinha ficou enjoada com o jantar e mete-se com Bernardo, que está sentado na mesa perto delas. A rapariga não gosta de ouvir Teresinha dizer que Bernardo a viu nua no rio. O rapaz tenta justificar-se enquanto Teresinha se afasta da mesa, contente por criar a discórdia entre o casal.

Beatriz conta a Gonçalo que esteve numa relação abusiva e que, finalmente, conseguiu sair. Ele lamenta e pergunta-lhe se ela está fugida, ao que Beatriz responde que não está a fugir de nada, que somente quer recomeçar a sua vida. O equitador comenta que não sai muito da vila, que apesar de já ter tido umas relações, prefere estar tranquilo.

Sofia já está em casa de Gonçalo. Diz a Augusto que precisava de esclarecer umas dúvidas antes da reunião na fábrica. Ele responde que o filho foi jantar com uma amiga e não sabe quando volta. Sofia está nervosa e Augusto tenta acalmá-la, dizendo que ela vai ser forte para lidar com Pilar.

Gonçalo e Beatriz despedem-se. Ela fala em marcar outro encontro e que fica à espera da iniciativa de Gonçalo. Ele sorri-lhe, mas Beatriz não consegue perceber se ele está interessado ou não.

Pilar conversa com Vicente no alpendre. Falam sobre a convocatória de Sofia e Pilar acha que a reunião vai ser a oportunidade perfeita para mostrar que a irmã não tem aptidões para a presidência. Vicente fica apreensivo, mas diz-lhe que pode contar com o seu apoio.

Já de manhã, a família Novais toma o pequeno-almoço. Pipa mostra-lhes a notícia que saiu com fotografias da discussão de Pilar e Sofia. Ficam incrédulos pela imprensa ter tido acesso ao que se passou e Pilar irrita-se por terem de lidar com mais um problema.

*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela