Resumos

Resumo 'A Herança': Beatriz apanha a mãe e Gonçalo em flagrante

A jovem percebe imediatamente que os dois estão juntos.

SIC

Vicente observa Inês e Filipe próximos na receção, mas é interrompido por Jacinto, que o vai avisar que há um problema com uma máquina na sala de controlo.

Marta conta a Simão que encontrou uma garrafa nova no seu cacifo e não sabe quem a colocou lá. Nesse momento, Mateus chega ao ginásio, desvairado, em busca de Heitor.

No quarto da residencial, Pedro desabafa com Mariana sobre o boato que anda a ser espalhado sobre a sua promoção. Ela dá-lhe apoio e tenta acalmá-lo ao tentar envolver-se com ele, mas são interrompidos por Gertrudes, que entra no quarto.

Nos balneários, Mateus avança em força para Heitor e bate-lhe. Exige que ele desminta o que contou a Diana, mas o bandido não fraqueja e avisa-o que não faça ameaças que não vai cumprir. Mateus sente-se desafiado e empurra-o para dentro da sauna, trancando-o. Ele fica furioso e exige que Mateus o liberte, mas ele sai do ginásio.

Clara encontra-se com Gonçalo nas cavalariças e dá-lhe razão, contando-lhe que alguém anda a apagar provas para encobrir o que aconteceu a Raúl, visto que a agenda estava vazia.

Cláudia sonda Pilar sobre o mandato à agenda. A Novais diz-lhe que a polícia foi reencaminhada para o departamento informático depois de descobrirem que os ficheiros estavam vazios. A secretária fica aliviada e faz-se de desentendida. Quando Pilar sai, Cláudia, em flashback, recorda-se de quando apagou a agenda depois de Diana a avisar que a polícia aparecera com o mandato de busca.

Filipe está-se a preparar para sair do trabalho quando Vicente entra no laboratório e o avisa para não trazer relações pessoais para o trabalho. O funcionário esclarece que só bebeu um café com Inês, mas fica tenso.

Susana não se sente muito bem, está cansada e agoniada, mas disfarça. Bernardo e Rosarinho chegam para jantar com Simão e ele fica imediatamente boquiaberto com o autoritarismo que a rapariga demonstra sob o filho.

Beatriz diz ao pai que vai ter com Sofia e Otávio aproveita para a ir visitar. No entanto, Beatriz aconselha-o a que almoce a sós com Sofia noutro dia.

Sofia prepara a sala com um ambiente romântico. Recebe a comida pelo estafeta e deixa a porta mal fechada, não notando. Depois envia um áudio a Gonçalo a avisá-lo para que não se demore.

Vicente procura pelo livro de receitas de Idalina na gaveta onde o escondeu e percebe que desapareceu. Tenso, liga à mãe, mas ela diz-lhe que também não o apanhou.

Beatriz estranha a porta entreaberta na casa da mãe, mas entra. Olha em redor e percebe o ambiente romântico que foi criado. Sofia surge com uma camisa de noite sensual e, não notando a presença da filha, comenta que Gonçalo não largava os cavalos. Cala-se ao ver que foi Beatriz quem entrou e ficam ambas em choque.

Pilar compara o livro de Idalina com a cópia da carta que Vicente lhe deu, a suposta carta que Idalina deixara à filha. Observa as caligrafias e notando diferenças, questiona se o vilão falsificou a carta e se Sofia é realmente inocente.

Vicente, ansioso, questiona Cláudia sobre quem é que esteve no seu gabinete, mencionando o desaparecimento de um livro. A secretária garante que não deu conta de nada nem mexeu nas suas coisas.

Beatriz está incrédula com o cenário. Sofia tenta explicar-se, mas Gonçalo chega com uma garrafa de vinho, não ajudando a situação. A jovem acusa-os de serem mentirosos e de a terem enganado. Gonçalo admite que está com Sofia e em como ela estava com receio de lhe contar. Beatriz atira que odeia a mãe e sai. Num impulso, Sofia tenta sair atrás da filha, mas o equitador impede-a, relembrando-a da pulseira da prisão domiciliária.

Simão continua a jantar com o filho e a namorada. Rosarinho fala pelos dois e elabora planos para viajar com Bernardo contra a sua vontade. Ele relembra-a que não pode abandonar as responsabilidades para com a fábrica. A jovem fica tensa e levanta-se para ir à casa de banho. Simão aproveita para questionar o filho se acha mesmo que Rosarinho será uma boa mulher para ele.

Marta sai dos balneários e estranha não ver ninguém no ginásio. Na sauna, Heitor sua em bica, já sem energia para pedir ajuda. Tomba e fica prostrado no chão.

Sofia continua agitada pela discussão com a filha. Gonçalo tenta distraí-la e conta-lhe que Clara já percebeu que alguém está a boicotar a investigação à morte de Raúl. Sofia não presta muita atenção à conversa, tentando ligar para a filha, mas não tem resposta. Augusto regressa a casa e, nesse momento, ouve o filho comentar a relação com Sofia. Fica admirado por eles estarem juntos. Sofia declara que prefere ser presa do que voltar a estar de costas voltadas com a filha e decide sair de casa.

*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela