Olá!
Como estamos de aventuras na cozinha? Eu hoje trago uma proposta que não podem recusar! As minhas bolachas de aveia são simplesmente deliciosas e são tão fáceis de fazer! São ideais para um bom pequeno almoço, ou para uma pausa para lanchar.
Acompanho-as sempre com um copo de chá e uma boa conversa!
Junte os amigos, a sua família, especialmente as suas crianças (se as tiver) e preparem-se para esta grande aventura! Se todos ajudarem, vão tornar estas bolachas ainda mais especiais! Como já disse várias vezes, as melhores receitas, são as que são feitas com amor e carinho!
Vamos lá por a mão na massa!
As minhas Bolachas de Aveia
Ingredientes:
100 g de farinha integral
1 colher de chá de especiarias
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
250 g de aveia
100 g de uvas passas, sultanas ou qualquer frutas secas que você goste, frutos vermelhos (etc.)
25 g de sementes misturadas, como abóbora, girassol, linhaça, chia
100 g de manteiga sem sal, (à temperatura ambiente)
50 g de açúcar refinado
50 g de açúcar mascavo suave
1 ovo grande
Preparação:
Primeiro pré-aqueça o forno a 180ºC e deixe prontos dois tabuleiros forrados com papel vegetal.
Junte a farinha, as especiarias, o bicarbonato, a aveia, as frutas secas e as sementes numa tijela e misture tudo muito bem. Convém que pique primeiro as frutas/sultanas maiores, para não usar pedaços muito grandes.
Noutra tijela, deve estar a manteiga e os açúcares, envolva tudo até conseguir uma espécie de creme. À parte bata o ovo!
De seguida, junte todos os ingredientes e misture-os! Use as mãos se necessário! Até porque nesta fase vai perceber que o preparado terá um aspeto e uma textura um bocado pegajosa e por isso, difícil de mexer e misturar. Por isso, aconselho a fazer este processo à mão. Tem que estar tudo muito bem misturado!
Também à mão, comece a fazer pequenas bolas, do tamanho de uma noz, por exemplo. Com as quantidades acima indicadas, deve conseguir fazer certa de 20/24 bolas.
À medida que vai conseguindo fazer as bolas, vá colocando-as nos tabuleiros/bandejas, por cima do papel vegetal e esmague-as um pouco para baixo com a palma da sua mão, até parecem realmente bolachas.
As suas bolachas devem estar no forno entre 8 a 10 minutos, até ficarem com uma cor levemente dourada. O objetivo é que fiquem moles no meio.
Depois de assadas, retire-as do forno e deixe arrefecer. Ou então não, porque elas também são boas bem quentinhas, acabadinhas de fazer!
Pode conservá-las até 5 dias que manter-se-ão deliciosas.
Nota:Quando me refiro a especiarias, pode preferir usar canela ou gengibre também. Junte o que mais gostar ! Afinal fiz estas bolachas a pensar em si!
Façam bom proveito e sejam felizes!