O outono já dá um ar de sua graça e aqui no palacete já apetece uma manta e um chá quente.
Eu sou apreciadora do chá de erva-príncipe, Cymbopogon citratus. Esta planta é originária da Índia e para além de chá também é utilizada como legume e especiaria aromática. É um ingrediente usual na cozinha tailandesa por exemplo.
Hoje encontra-se um pouco por todo o lado e até a podemos cultivar no jardim.
A erva príncipe possui propriedades bactericidas, desinfectante, calmantes, diurética, anti-depressiva e um aroma fresco de limão. As folhas podem ser cortadas continuamente conforme as necessidades. A infusão (porque é este o nome correto e não chá) com as suas folhas secas ou frescas tem um agradável cheiro a limão. Aliás em inglês é vulgarmente conhecida por lemongrass.
A infusão da erva-princípe é reconhecida pelas suas propriedades anti-depressivas, pois é um óptimo calmante, e desinfectante. É muito recomendada a quem tem problemas urinários.
- Como preparar o chá
Para fazer o chá, coloque 4 colheres de sopa de ervas em 1 litro de água a ferver, coe e beba 2 a 3 chávenas durante o dia, quente ou frio.
Para sentir os efeitos benéficos da planta tem de beber o chá regularmente.
- Como cultivar a planta erva-príncipe
No exterior, a erva-príncipe faz-se uma bonita planta ornamental, extremamente aromática e de fácil de cuidar.
Ela prefere solos bem drenados mas com algum grau de humidade porque a sua origem é tropical e necessita de pleno sol ou a meia sombra.
Cá não é costume darem flor...mas no seu ambiente natural sim.
É fácil espalhá-la através da divisão de caule e raiz, pois estas são pouco profundas, daí ser indicada para plantar num vaso numa varanda ou marquise.
Lute contra o sistema e cultive o seu próprio chá! Aposto que há um cantinho na sua casa onde caberá um vaso para esta maravilha da natureza!