No Contas Poupança, Pedro Andersson, jornalista especializado em Finanças Pessoais, analisa os preços, os prós e os contras, e comparou as opções existentes no mercado das telecomunicações.
A empresa romena DIGI entrou em Portugal com preços bastante atrativos a partir de 4/5 euros de mensalidade. As habituais fidelizações de 2 anos baixaram para apenas 3 meses e as restantes operadoras sofreram alterações.
Até então, a MEO, a NOS e a Vodafone dividiam o mercado das telecomunicações praticamente sem concorrência. A Nowo e outras operadoras têm também algumas ofertas interessantes, porém muito localizadas. Tudo mudou com o surgimento da DIGI - uma empresa romena que também está em Espanha, Itália e Bélgica.
O crescimento da DIGI deve-se aos preços baixos, grandes volumes de dados e internet rápida, o que suscitou muita curiosidade e surpreendeu os consumidores. Outra vantagem deve-se ao facto de experimentar o serviço quase não ter riscos, uma vez que só tem fidelização na internet fixa e é apenas por 3 meses. É ainda de referir que a empresa prometeu não alterar os preços em janeiro, tal como é hábito das restantes empresas de telecomunicações devido à inflação.
Outra grande novidade da DIGI é a vantagem de escolher apenas os serviços de que quer usufruir, sem a necessidade de contratar pacotes fechados. Vamos a exemplos:
- Se só quiser internet em casa, tem velocidade de 1 giga por 10 euros por mês. Não esquecer que a fidelização é de apenas 3 meses, e não de 2 anos como habitualmente;
- Por outro lado, se quiser só telemóvel, tem ofertas a partir de 50 gigas por mês, por 4 euros (com o IVA já incluído). Os dados que não utilizar vão acumular para o mês seguinte. As chamadas nacionais são limitadas, mas se quiser enviar SMS para redes fora da DIGI, estas têm um custo de 2 cêntimos cada;
- Se preferir o pacote completo que inclui Net + TV + 1 telemóvel, paga 26 euros por mês.
A DIGI diz já ter os serviços disponíveis a 93% da população (embora não do território), chegando a cobertura a 2 milhões de lares. Mas será esta a melhor opção?
A verdade é que ainda há vários problemas por resolver... A cobertura de rede e de fibra ótica ainda falham em vários locais e há mesmo espaços específicos onde não há rede de todo, como é o caso do Metro de Lisboa e em espaços com muito movimento, onde é necessário instalar antenas interiores.
Outra desvantagem da DIGI é a reduzida oferta de canais de Televisão (cerca de 60) e a falta de canais relevantes como a SIC e outros canais por cabo. Também não dá acesso - mesmo pagando à parte - a canais desportivos que para alguns consumidores são muito importantes.
Mas como reagiu a concorrência?
A verdade é que as 3 grandes empresas do mercado ainda não fizeram grandes alterações nos tarifários, mas já responderam com as marcas low cost que têm associadas. A MEO tem a UZO, a NOS a WOO e a Vodafone a Amigo.
- A UZO oferece internet a 15 euros, com uma fidelização de 3 meses. Se juntar canais de televisão passa a pagar 25 euros. Se juntar um telemóvel com 200 gigas, fica a pagar 32 euros por mês.
- A WOO desceu os preços da internet a 1 giga de velocidade para 15 euros, com 3 meses de fidelização e se quiser acrescentar canais, paga 25 euros por mês. TV, net e 1 telemóvel com 100 gigas de dados fica em 30 €.
- A Amigo tem internet por fibra por 15 €. Se quiser canais de televisão passa a 22 euros, e com 1 telemóvel fica tudo em 27 euros por mês.
Está a pensar rescindir o contrato com a sua operadora?
Há muitos consumidores que estão dispostos a pagar a penalização pelo fim do contrato nas atuais empresas depois de testarem os serviços da DIGI e concluíram que a diferença não é assim tão grande e que acaba por compensar após uns meses.
Mas quanto teria de pagar para sair com fidelização?
Consulte a sua fatura e verifique que é obrigatório por lei a todas as empresas indicar o prazo da fidelização e a multa a pagar pela desistência. É uma questão de fazer as contas para saber se compensa desistir já ou se deve esperar que a sua fidelização chegue ao fim.
Não restam dúvidas, a DIGI veio agitar o mercado português de telecomunicações, contudo o serviço apresenta algumas falhas, embora o teste seja sempre uma opção pelo reduzido tempo de fidelização (3 meses no caso da fibra). Não há nada como experimentar e se não gostar poderá sempre escolher outra opção.
E lembre-se: quando há mais concorrência, é o consumidor que fica a ganhar!