No Contas Poupança, Pedro Andersson, jornalista especializado em Finanças Pessoais, esclarece a origem dos produtos de marca branca.
A verdade é que estes produtos fazem parte da vida dos portugueses, têm um custo mais baixo e estão presentes em todos os supermercados. Contudo, nota-se uma dúvida geral sobre se a qualidade permanece em produtos de marca branca, comparando com produtos ditos de marca.
Mas e se lhe dissermos que consegue saber qual foi a empresa que produziu um determinado produto de marca branca? Bom, pelo menos, conseguirá saber qual foi a última empresa a preparar e a embalar o produto.
Para isso, apenas precisa de procurar na embalagem do produto de marca branca um símbolo oval que tem números e letras. Este símbolo é a "marca de verificação" e, segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, é a identificação do último estabelecimento que manipulou um produto. Ao inserir no Google os números e letras que surgem na embalagem, vai aparecer-lhe um resultado de pesquisa que é a lista da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária. Ao abrir, vai encontrar na lista a "marca de verificação" do produto e à frente a empresa correspondente. Atenção que esta dica só se aplica a produtos de origem animal.
Vamos dar-lhe alguns exemplos práticos, mas antes deixamos a ressalva de que os produtos de marca branca não são necessariamente iguais aos das marcas originais, mesmo tendo sido produzidos no mesmo local. Isto porque podem ter pesos e ingredientes diferentes e ser segundas escolhas, ou tratar-se de fatias mais grossas ou mais finas. Realmente, o que conseguimos verificar é se foram produzidos no mesmo sítio. Quer isto dizer que, em princípio, terão passado pelos mesmos procedimentos de qualidade das marcas originais.
A equipa do Contas Poupança foi ao Continente, Auchan e Pingo Doce e procurou o mesmo tipo de produtos de marca branca de bacalhau, leite meio gordo, iogurtes, queijo e fiambre.
No caso dos lombos de bacalhau congelados, os do Auchan e do Continente são embalados pela Riberalves, enquanto os do Pingo Doce foram pela empresa que tem a marca Pascoal.
Relativamente ao leite meio-gordo, o do Continente é produzido pela Lactogal (a mesma empresa que produz para as marcas Mimosa, Gresso e Agros); o do Auchan vem da empresa Parmalat; e o do Pingo Doce da empresa Terra Alegre, em Portalegre.
A maioria dos iogurtes do Auchan e Pingo Doce são produzidos pela Gelgurte (uma empresa de laticínios da Guarda) e os do Continente são feitos pela Schreiber Foods Portugal (que produz a marca Danone, por exemplo).
No caso dos queijos fatiados, o flamengo do Continente vem do mesmo sítio que o Gresso e o Agros. O do Auchan é produzido pela LouroFood, que tem também a marca Villas. Já o do Pingo Doce vem da mesma empresa que faz o Queijo Limiano e o Terra Nostra.
Sobre os fiambres da Auchan, estes são produzidos pela mesma empresa que detém a Porminho. Já os do Continente são produzidos pela Nobre e os do Pingo Doce por uma empresa chamada Monte Dalva, no Montijo.
Se considera que é importante saber quem produz um determinado produto alimentar, já sabe: basta olhar para o código na figura oval, pesquisar no Google e vai descobrir rapidamente qual foi a empresa que o produziu!