Consulta Aberta

Há quanto tempo não faz análises ou exames? “Às vezes detetamos uma doença, mas ela nunca irá causar alteração na qualidade de vida”

Será que os exames de rotina são sempre benéficos e sem risco? Será que tem mesmo de fazer análises gerais e uma TAC de corpo inteiro? E é tudo isto mesmo útil? Este episódio de 'Consulta Aberta' é sobre análises, falsos alarmes e sobrediagnóstico. Ouça aqui os especialista Bruno Heleno e Margarida Graça Santos

Consulta Aberta

Nunca a medicina foi tão eficaz a detetar e a tratar doenças como hoje, mas será que os exames de rotina são sempre benéficos e sem risco? Será que tem mesmo de fazer análises gerais e uma TAC de corpo inteiro? E é tudo isto mesmo útil?

“Há um risco teórico de diagnosticar uma pessoa com cancro que não irá causar sinais ou sintomas”, explica o convidado desta semana, mas pede cautela sobre o assunto do sobrediagnóstico. Para falar sobre este tema, quando fazer análises e falsos alarmes, Margarida Graça Santos convida Bruno Heleno, médico de família, investigador e professor auxiliar de medicina geral e familiar na NOVA Medical School. Ouça aqui o novo episódio de ‘Consulta Aberta’.

Últimas