Bastidores

O Peixe da Semana - Mero

Epinephelus marginatus (Lowe, 1834) 

Mar Salgado

______________________________________________________________________________________________

Comprimento máximo: 150 cm

Distribuição geográfica: Oceano Atlântico oriental, desde o Golfo da Biscaia até África do Sul, e ocidental desde o Brasil até à Argentina; Mar Mediterrâneo.

______________________________________________________________________________________________

  

Espécie costeira, vive essencialmente sobre fundos rochosos entre 20 m e 200 m de profundidade. Frequentemente solitário, habita grutas, ou nada entre as rochas, definindo territórios. Hermafrodita protogínico, ou seja, é fêmea na primeira fase da sua vida e posteriormente macho. A reprodução ocorre durante o Verão.

Alimenta-se essencialmente de peixes, cefalópodes e, por vezes, crustáceos.

É um animal extremamente dócil e sedentário, que aceita facilmente comida dos mergulhadores.

 

É uma espécie pouco abundante, com tendência populacional de regressão, sofrendo os efeitos nocivos da pesca comercial através do arrasto de fundo e aparelhos de anzol. No entanto, a grande ameaça vem dos pescadores desportivos e caçadores submarinos. Teme-se que o decréscimo das populações se venha a acentuar, colocando em risco a sobrevivência da espécie na nossa costa.

 

É por isso considerada uma espécie ameaçada, com o estatuto internacional de conservação “Em Perigo”, o que significa que corre o risco muito elevado de extinção. Esta espécie é abrangida nos Açores por legislação especial que a interdita como presa de caça submarina (DLR 15/83ª, de 11 de Março). No continente impõe-se medida de protecção das áreas de reprodução e crescimento, como baías e faixas superiores do litoral rochoso.