Eu sou totalmente a favor de preservar os recursos naturais e toda a beleza que caracteriza a Mãe Natureza.
Uma jardinagem ecológica pede o uso de fertilizantes ecológicos em substituição de preparados químicos tóxicos – e estes fertilizantes, para além de serem biológicas, podem ser facilmente preparados em casa.
Basta olhar para os sesus desperdícios e dar-lhes um novo destino que não um caixote do lixo!
Reparem:
Cascas de crustáceos: quando preparar uma refeição de camarão, lagosta ou caranguejo guarde as cascas e aproveite-as enquanto adubo para o jardim. Abra um buraco na terra de cerca de 60 cm e deite aí as cascas de crustáceos trituradas – em poucas semanas dá-se a compostagem e a terra será beneficiada com nitrogénio, fósforo e lima/alcalina. Um mês depois pode voltar a abrir o buraco, retirar o fertilizante e aplicá-lo noutro sítio do jardim, para obter os mesmos efeitos positivos. Portanto é reutilizável!
Restos de peixe: tudo o que sobra de uma refeição de peixe – cabeças, rabos, entranhas – são fertilizantes muito nutritivos para as plantas, principalmente aquelas que requerem muito nitrogénio (caso dos tomates e do milho). Abra um buraco na terra de cerca de 60 cm e deite aí os restos de peixe – para além de nitrogénio, a terra receberá também sais minerais e cálcio.
Borras de café: ricas em nitrogénio, potássio e fósforo, as borras de café podem ser aproveitadas para fertilizar as plantas, bastando para isso espalhá-las em torno das plantas de vaso ou do jardim. As borras ainda servem como um ingrediente fantástico para livrar os seus espaços verdes lesmas e caracóis!
A borra de café é bastante ácida, dependendo do seu tipo de solo, pode ter que contrariar esta questão, por exemplo com cinza ou folhas.
Portanto, a
partir de agora vamos começar a aproveitar também as borras de café, eu
tenho-o feito aqui pela minha horta biológica e tenho tido bons resultados.
Todos estes fertilizantes são acessíveis e todos nós nos cruzamos com eles nas nossas cozinhas.
Estes são os meus favoritos. Poupe o ambiente, reduza a sua pegada ecológica e acima de tudo vive de uma forma mais saudável!
Lé