A 81ª. cerimónia dos Golden Globes ficou marcada, como já é hábito, pela diversidade de looks trazidos pelos rostos mais famosos e que mais se destacaram ao longo do ano na indústria cinematográfica de Hollywood. Entre eles, contudo, houve um que rapidamente se tornou num dos grandes destaques.
Foi Gillian Anderson que, embora apresentando à primeira vista um visual discreto, captou para si todas as atenções ao surgir, nesta madrugada de segunda-feira, 8 de janeiro, com um vestido repleto de vaginas bordadas — sim, leu bem.
>> Selena Gomez e Taylor Swift ‘param’ Golden Globes com encontro (e uma coscuvilhice pelo meio) <<
A atriz, que deu vida recentemente à Drª. Jean F. Milburn na série de comédia da Netflix, Sex Education, caminhou pela Passadeira Vermelha de uma das noites mais glamorosas de Hollywood, com uma peça única, de corpete de lã de marfim e seda, segundo explicou a criadora numa publicação nas redes sociais.
O design do vestido, assinado por Gabriela Hearst, destacou-se, no entanto, quando visto de perto, por detalhes que até podiam parecer desenhos de flores — mas que não eram. Tratava-se antes de diversos desenhos de formatos de vulvas que, cada um, demorou cerca de três horas e meia a bordar. Para a criadora da peça, a atriz estava “‘vulvaliciosamente’ chique como sempre“.
>> “Se eu não vencer, vou-me embora!”: Jennifer Lawrence lança piada nos Golden Globes — mas corre mal <<
A juntar-se ao vestido, Gillian Anderson escolheu, com base na informação divulgada pela CNN, uma bolsa prateada metálica da marca Aquazzura e joalharia da Chopard. A junção de todas as peças está a levantar um debate nas redes sociais, acreditando-se ser uma declaração de apoio aos direitos reprodutivos das mulheres.
>> De Helen Mirren a Billie Eilish. Estes foram os piores looks dos Golden Globes 2024 <<
Quanto à escolha concreta do look em particular, Gillian Anderson, quando questionada pela Deadline Hollywood, a atriz respondeu que houve, por detrás, vários motivos e afirmou ser algo “apropriado para a marca“. Mais recentemente, explicou a sua premissa anterior em entrevista à Vogue Britânica.
(WATCH) Gillian Anderson explains why she's wearing a gown emblazoned with embroidery featuring female anatomy as a way of protesting restrictions to female rights #GoldenGlobes pic.twitter.com/fcJ6CFW3ha
— Deadline Hollywood (@DEADLINE) January 7, 2024
>> O beijo de Timothée Chalamet e Kylie Jenner nos Golden Globes 2024. Veja o vídeo <<
“Uma vez que a minha presença no Instagram tem dado destaque aos yonis desde que Sex Education chegou à Netflix e que o mantra da minha marca G-Spot é ‘dar prioridade ao prazer’, quis trazer este elemento para o design“, esclareceu.