O Dia Mundial do Leão é celebrado todos os anos a 10 de agosto. A WWF (World Wide Fund for Nature) tomou medidas para a sua preservação e adoptou uma resolução para a proteção deste animal em vias de extinção.
De acordo com a Planet Health Check, há pouco mais de um século, havia mais de 200.000 leões selvagens em África, mas atualmente o seu número caiu drasticamente para apenas 20.000. Segundo os naturalistas que estudaram esta espécie, “os leões estão extintos em 26 países africanos e desapareceram de mais de 95% da sua área histórica”.
Os leões sofreram um declínio catastrófico, em parte devido à redução do seu habitat e, em menor grau, também à caça insustentável de troféus. Atualmente, apenas se encontram em segurança num pequeno número de áreas e estão à beira da extinção.
Dez anos após a caçada ao icónico Cecil, que chocou o mundo, a comunidade científica alerta para sua delicada situação, vítima dessas ações humanas e da destruição de seu habitat. Segundo dados do Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) o seu estatuto é vulnerável à extinção e estima-se actualmente que existam entre 22.000 e 25.000 leões (Panthera leo), o que representa uma diminuição de 50% em relação a 2006.
A BIOPARC Valencia aproveita o dia do 'rei da selva' para educar e mobilizar a sociedade, com vista a tomarmos "consciência dos danos que estamos a causar à natureza e, com ela, à biodiversidade do planeta".
Os leões são surpreendentes. Conheça na lista abaixo algumas curiosidades da espécie:
- Os machos impõe respeito pelo porte, mas quem lidera o grupo é sempre a leoa.
- O leão é o primeiro a comer.
- O rugido do leão é tão poderoso que pode ser ouvido a 8 km de distância.
- Pode correr a 80 km/h por curtas distâncias.
- A cor da juba diz a idade do leão