Com os olhos marejados, Matilde, já vestida e de banho tomado, sai da casa de banho. Tiago aproxima-se para a beijar, mas Matilde afasta-se e pede para irem embora. Tiago fica revoltado com a forma como Matilde o trata e diz-lhe que não podem ir. Nesse momento, João, Vitória e Alice arromba a porta do quarto. Alice corre na direção de Tiago, obrigando-o a levantar e torcendo-lhe um braço atrás das costas. Vitória corre para Matilde e abraça-a. Frágil, Matilde não resiste e tenta com dificuldade, conter o choro, mas não consegue. Vitória olha para a filha e percebe que alguma coisa se passou.
Margarida avisa o sobrinho que Matilde já apareceu. Afonso fica furioso, pois isso significa que terá de voltar para a casa da mãe.
João agradece à irmã toda a ajuda que lhes deu. Alice pede-lhe que seja cauteloso, pois acha que está emocionalmente envolvido com o caso porque ainda não esqueceu Vitória.
Em casa dos Mendonça, Vitória prepara-se para ir embora com os filhos. Carolina quer dar algum dinheiro aos netos, mas Manuel trava-a e recolhe os telemóveis que ofereceu aos miúdos. Matilde e Afonso ficam muito revoltados, mas o avô diz-lhes que, se Vitória não os deixa ficar, terá de sustentá-los sozinha. Vitória não entende a atitude do sogro, mas só quer sair dali.
Em casa dos Rodrigues, Nanda ralha com o filho por não ter dado notícias. Tiago garante aos pais que Sérgio lhe deu indicações para permanecer no hotel, com Matilde.
Tiago corre para se despedir de Matilde e aproveita para a relembrar que não teve culpa de nada e que a adora. Vitória não gosta da aproximação e percebe o incómodo da filha. Tiago promete que a vai visitar a Gaia, mas Vitória avisa-o para se manter afastado da jovem. Esta gosta que a mãe a defenda, apesar de não demonstrar.
Manuel quer saber como é que Vitória chegou primeiro a Matilde que ele. Sérgio, comprometido, não diz nada. Margarida condena o pai e diz que foi longe demais, pois entre Matilde estar com Tiago ou com Vitória, prefere que esteja com Vitória.
Fazem a viagem de regresso em silêncio. Afonso avisa a mãe que não vão ficar sem telemóveis e diz-lhe que terá de arranjar uma solução. Ela pede-lhe que não se preocupe, pois vai tratar de tudo. Francisco pede à mãe para ouvir música e Vitória coloca uma, bem animada.
João para numa bomba de gasolina e decide ir comprar gelados. Só Francisco é que fica contente a aceita o de morango. Vitória pergunta-lhe se está a fazer a coisa certa e ele garante-lhe que os filhos vão perceber, mais tarde ou mais cedo, a mãe incrível que têm.
Isabel desabafa com Marina sobre João e fala nas sessões de terapia de casal. Marina não quer acreditar que tiveram de chegar a esse ponto. Isabel diz que João até já falou em divórcio. Lia ouve tudo e sai, muito revoltada.
Chegam a casa e Vitória pede a Afonso que vá à mercearia comprar coisas para fazerem umas pizzas para o jantar. O filho resmunga, mas Francisco pede ao irmão para ir, pois adora pizzas. Matilde segue para o quarto e diz que não tem fome.
João acaba de entrar em casa e dá com Isabel a chorar. Ele fica a saber que Lia desapareceu depois de ouvir Isabel a contar a Marina que ele queria o divórcio. João fica furioso, pois nunca disse tal coisa. Isabel culpa-o do desaparecimento da filha e João sai para ir à procura de Lia.
Afonso encontra Lia, na praceta. Ela está triste e acaba por lhe dizer que descobriu que os pais se vão separar. O rapaz diz-lhe que o pai morreu e nunca teve oportunidade de se despedir dele. Os dois fazem companhia um ao outro até que Afonso diz a Lia que a acompanha até casa.
Em casa dos Mendonça, Carolina acha que Manuel perdeu a cabeça ao entregar a neta a Tiago. António interrompe e diz que o filho quer pedir desculpa. Manuel está sem cabeça para o receber e pede a António que lhe dê uma lição, pois as regras são para cumprir.
Vitória vai ter com a filha, ao quarto, e tenta falar com ela, pois sabe que Tiago quer ser mais do que apenas um amigo. Matilde pede à mãe que a deixe em paz. Vitória não desarma e diz-lhe que Tiago foi violento com uma ex-namorada. Matilde fica com vontade de desabafar com a mãe, mas o momento é interrompido por uma chamada de Margarida.
*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela