Resumos

Resumo 'A Herança': Sofia descobre nova teoria sobre Raul

Estará Sofia mais perto da verdade?

SIC

Simão explica a Susana que não fez nada com Bárbara, foi ela que o beijou. Revoltada, Susana diz que não devia ter tido uma relação com ele e tem mais uma pontada. Simão tenta defender-se ao mesmo tempo que se preocupa e a avisa que deviam ir ao hospital. Susana pede que a deixe em paz.

Lucília prepara-se para relaxar, vinda do trabalho, quando Nando chega a casa de mota. Diz que a comprou com o dinheiro dos dois. Lucília não aguenta mais os comportamentos do marido. Sente-se a enlouquecer e acusa-o de estar a ter uma crise de meia-idade. Marta não sabe o que dizer para acalmar a discussão dos pais.

Pilar fala com Heitor ao telemóvel. Ele diz-lhe que o plano contra Simão e Susana correu bem. Pilar fica satisfeita por eles estarem a sofrer e desliga. A Novais vê o filho entrar em casa e questiona-o se já terminou com Teresinha. Bernardo não dá ouvidos à mãe e defende a namorada. Pilar ameaça retirar-lhe a herança se a relação não acabar. Bernardo fica em choque.

Lucília está pronta para sair de casa e explica que a situação com Nando já foi longe demais. Marta suplica ao pai para que faça alguma coisa, mas ele fica em choque com a possibilidade de perder Lucília de vez.

Augusto discute com o filho sobre o lar. Gonçalo acha uma ideia descabida, mas Augusto já esclareceu a questão e conta-lhe que a vaga não foi cancelada. Sofia tenta parar a discussão quando Gonçalo recebe uma mensagem do hacker, que o informa que conseguiu aceder à agenda pessoal de Raul.

Marta pede a Rafael se a mãe poderá ficar no antigo quarto da empregada por uns tempos. Brígida aparece, preocupada, e dá-lhe guarida. Lucília quebra em lágrimas e Brígida diz-lhe que fique no quarto de hóspedes.

Bernardo desabafa com Teresinha, sobre a discussão que teve com a mãe, e afirma que não vai ceder à chantagem dela. Teresinha não quer que Bernardo vire costas à mãe e argumenta que a longo prazo ele se vai arrepender disso. Bernardo tenta dormir em casa da namorada, mas Teresinha pede-lhe para regressar a casa, pois não o quer ver infeliz.

Sofia e Gonçalo investigam a agenda pessoal de Raul. Encontram alguns congressos marcados, mas ficam confusos com as moradas anotadas. Especulam que os encontros eram uma desculpa para Raul se ausentar de Ribeira Fria.

Pilar vai à residencial e avisa Simão, à frente de Susana, que foi feita uma queixa contra ele por assédio sexual, no ginásio. Todos ficam chocados.

Sofia come o último bolo da caixa, enquanto continua a revistar a agenda do pai. Mostra a Gonçalo que Raul ficava hospedado em hotéis diferentes, todos os meses, e assume que o pai teria uma amante. Se calhar, por isso é que alguém apagou a agenda na fábrica.

Simão está incrédulo com a queixa que Bárbara apresentou. Defende que nem sequer a conhece e que foi ela quem o beijou na sauna. Susana reage mal ao saber que Bárbara se despiu à sua frente. Pilar mostra-se séria e julga-o por ter um problema grave em mãos, especialmente sabendo que vai ser pai novamente. Simão sente-se revoltado.

Sofia suspeita que a amante de Raul teria acesso à agenda na fábrica. Afirma que deviam ligar para os hotéis para tentar identificar a mulher. Sofia sente-se enjoada e assume que comeu bolos a mais. Gonçalo prepara-lhe um chá.

Mateus está desconfiado e apanha Diana numa mentira sobre o porquê de ter faltado ao trabalho. A funcionária explica que lhe apeteceu tirar uma folga, mas Mateus não acredita. Vicente chega e Diana segue atrás dele. O vilão está a enviar uma mensagem a Inês para combinarem um jantar, quando Diana o avisa que Clara quer falar com ele.

Pedro sugere a Inês que Luís passe o dia consigo, uma vez que está de férias. Inês opõe-se e acusa-o de ser irresponsável. Luís também argumenta que não pode faltar à escola porque tem um teste.

Clara sonda Vicente sobre a visita de Amélia a Raul, no dia da sua morte. Conta-lhe que não encontraram vestígios de veneno no termo. O vilão acredita na inocência da mãe e insinua que a polícia não se pode basear numa acusação só com possibilidades. Clara questiona-o se voltou a ser alvo de chantagens ou ameaças. Vicente nega e esclarece que não cedeu a pagamentos nenhuns. Inês responde-lhe à mensagem e aceita o jantar.

Nando critica a ideia do filho em vender fotografias de pés. Prepara-se para sair para a fábrica, mas acaba por bater com a mota e decide ir de carro. Fica com o orgulho ferido.

Heitor mostra-se sonso sobre a queixa que foi feita contra Simão. Comenta que não viu a situação, mas que é péssima publicidade para o ginásio. Susana chega e avisa-o que vai ter de sair da residencial, pois não o quer lá. Simão tenta defender-se, mas ela não acredita nas suas justificações.

Mateus descobre que Diana está magoada. Ela insiste que foi um acidente, mas Mateus mostra-se insistente para saber o que aconteceu, pergunta-lhe se foi Artur. Cláudia interrompe-os e enxota Mateus.

Sofia tem uma epifania, diz que Raul poderá ter pago as saídas aos hotéis com a conta da empresa. Desabafa sobre a lógica com Augusto e agradece-lhe pela caixa de bolos. No computador, Sofia procura pelo relatório de contas e descobre levantamentos de dinheiro correspondentes às datas marcadas nos hotéis. Augusto avisa-a que não comprou nenhuma caixa de bolos, Sofia estranha.

*O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela