Lifestyle

Incrível! Mãe vence ultramaratona e amamenta durante a prova

Conciliar maternidade e desporto de alta competição parecia impossível, mas a advogada mostrou que é possível correr uma ultramaratona enquanto cuida da filha recém-nascida

Instagram

SIC Mulher

A advogada e ultramaratonista canadiana Stephanie Case alcançou um feito extraordinário: venceu a categoria feminina do Ultra-Trail Snowdonia, uma ultramaratona de 100 km pelas montanhas do País de Gales, enquanto amamentava a filha.

Seis meses após o parto e ainda amamentando a pequena Pepper, o objetivo de Case não era ganhar a corrida, mas sim completá-la e garantir que a filha fosse alimentada. Com autorização especial dos organizadores, Stephanie pôde realizar três paragens durante a prova para amamentar, todas contabilizadas no tempo final.

A surpresa surgiu no final: apesar das paragens e de ter começado na terceira vaga da prova, atrás das corredoras de elite devido a três anos sem competir, Case sagrou-se vencedora da sua categoria feminina.

"Foi um choque enorme. Nem imaginava que isso pudesse acontecer", confessou à CNN Esportes.

As imagens de Stephanie a amamentar durante a corrida tornaram-se virais, inspirando milhares de pessoas. Para a atleta, esta história mostra que "a vida não para quando te tornas mãe" e que as mulheres devem sentir-se livres para perseguir aquilo que as completa, sem culpa.

Case iniciou-se nas ultramaratonas há quase duas décadas, depois de terminar a sua primeira maratona. Competiu em vários continentes, mas interrompeu a carreira para tentar engravidar. Durante esse período, enfrentou abortos espontâneos e dúvidas sobre a relação do desporto com a sua fertilidade.

Durante a ultramaratona, além dos pontos oficiais nos km 20 e 80, Stephanie pediu para parar no km 50. Com autorização, o parceiro John entregou a filha para a amamentação, mas sem ajudar em mais nada, nem mochila, nem alimentação ou equipamentos:

"Foi uma logística completamente nova. A Pepper já tinha mamado durante treinos, mas nunca numa corrida".

Apesar das mensagens positivas, Case também enfrentou comentários machistas, criticando o facto de estar fora de casa, o tempo com a filha ou até a sua aparência e idade. Para ela, a mensagem é clara:

"Mulheres podem fazer tudo isso, se quiserem, se tiverem apoio, mas a escolha deve ser delas e tudo bem se decidirem não fazer."

Stephanie revelou ainda que muitas mães a contactaram preocupadas com a pressão de um "exemplo inalcançável". O próximo desafio de Case será o Hardrock 100, nos Estados Unidos: uma prova de 100 milhas (cerca de 160 km) com mais de 10 mil metros de subida acumulada, marcada para julho, no Colorado.

Últimas