Resumos

273º Episódio – 10 de Setembro (quarta-feira)

Luísa beija Salvador!

Sol de Inverno

Carlos diz a Horácio que anda ainda muito triste com a morte do filho e é de opinião de que ele tem de arranjar uma namorada. Horácio descarta-se da conversa e conta que tem saído com uma amiga. Jacinto fica curioso e pergunta a Carlos que artigo comprou para estar tão desejoso de o mostrar. O motorista exibe umas chuteiras muito antigas que tenciona vender, como se tivessem sido usadas por Eusébio. Horácio e Jacinto repreendem-no e dizem que ele não pode enganar assim as pessoas. Carlos, muito a custo, acaba por se resignar, dizendo que as vai usar no duelo com Mariano.

Tomás ajuda Fátima a fazer o vídeo de promoção do Fã Clube do Tony Carreira e ela entrega-lhe um certificado do primeiro membro honorário. Benedita aparece nesse instante e o rapaz sugere a Fátima que também a distinga com igual honra. Fátima fica eriçada e não aprova a ideia. Benedita também não se mostra interessada e Tomás aconselha-a a não ligar aos ataques de Fátima.

Lé e Fátima, com a ajuda de Isabel, traçam um plano para fazerem com que Mariano e Beatriz fiquem juntos. Fátima só receia que o livreiro não resista ao duelo com Carlos.

Bruno desafia Ana para saírem mas ela diz que está cansada da prova que ganhou e prefere fazer um programa com ele no dia seguinte, até porque Vasco está com ela lá em casa. Bruno lembra que no dia seguinte vai para o Algarve trabalhar e acaba por ir ter com uns amigos por sugestão dela. Rosa vai despedir-se para se ir deitar mas Ana pede-lhe que a ouça por uns instantes e volta a dizer à mãe que está a proceder mal por afastar Camila de Simão, enfatizando que a criança só fala no pai. Rosa insiste que o pai era Nuno, mas Ana argumenta que ela sabe que não é verdade. Rosa quer responder mas fica repentinamente sem conseguir lembrar-se do que quer dizer. Ana pede-lhe apenas que pense bem no que anda a fazer à neta e Rosa fica de facto pensativa.

Teresa chega a casa de Manel quando ele já está a dormir no sofá e pede-lhe desculpa por chegar tão tarde. Ele não esconde o seu desagrado e reclama que ela bem podia ter telefonado a avisar que a reunião na Boheme estava demorada. Ela reconhece que errou e beija-o dizendo que se já passam tão pouco tempo juntos, não vão fazê-lo a discutir. Manel acaba por sorrir, mais conformado.

           

Sofia fica incomodada quando Beatriz se mostra convencida de que Matilde e Salvador vão acabar por se reconciliar e, depois de a irmã sair para ir passear com Isabel, telefona a Luísa e começa a arquitetar o seu plano para afastar de vez Matilde de Salvador.

Antes de ir para São Paulo promover a Boheme, Teresa faz mais uma tentativa junto de Laura para que a mãe desista da estratégia despesista que está a implementar na empresa para combater Sofia. Laura não cede e Teresa acaba por se vergar aos seus argumentos.

Salvador engole o orgulho e vai até à escola de surf desabafar com Tomás, contando-lhe que o acidente o deixou muito confuso quanto aos seus sentimentos por Matilde, de quem se separou e até relativamente à própria filha. O amigo fica preocupado e quando Salvador reconhece que conheceu uma pessoa espacial, a sua fisioterapeuta, Tomás chama-o à razão, advertindo-o de que pode perder a mulher para sempre.

 

Fátima tenta a todo o transe que Mariano desista do duelo com Carlos, dizendo que o namorado o vai matar mas o amigo não se deixa impressionar e ainda desata a rir quando Carlos se apresenta vestido com um fato colorido de luta livre. Fátima fica ofendida porque foi ela quem fez o equipamento e Carlos cola a sua cara à de Mariano com ar desafiador. Os dois sobem ao ringue improvisado no jardim do palacete e são apresentados por Acácio que foi designado como árbitro do combate. Carlos inicia a contenda, exibindo gestos que nada têm a ver com o boxe e quando se prepara para atacar Mariano, este desfere-lhe um potente soco na cara, deixando-o KO. Mariano é declarado vencedor e Fátima ralha com ele por lhe ter magoado o namorado. Carlos levanta-se a cambalear e Fátima tem muita dificuldade em segurá-lo.

   

Luísa vai a casa de Salvador com o propósito de o seduzir mas ele pede-lhe que arranje alguém que a substitua, pois não quer que o seu relacionamento ultrapasse a vertente profissional nem prejudique mais o seu casamento com Matilde, nem o seu papel de pai para com Clara. Nesse momento, Matilde entra em casa acompanhada por Sofia e Luísa precipita-se sobre Salvador,beijando-o na boca. Ele apercebe-se tarde demais que a mulher está a ver tudo mas ainda tenta recuar. Matilde fica em choque e vai ao quarto buscar o intercomunicador de Clara e sai de seguida sem aceitar conversar com ele. Sofia ainda ajuda a piorar a situação, instigando a filha para irem embora. Luísa tenta confortar Salvador mas ele vira-lhe as costas.

Tomás conta a Lúcia que Salvador está separado de Matilde e que o acidente o afetou de tal forma que está mesmo a colocar em causa os sentimentos que tinha pela mulher e pela filha. Artur interessa-se pela conversa, justificando que Isabel está sempre a perguntar se Salvador está melhor. Vasco chega ao bar e segue com Tomás e os outos miúdos para a escola de surf, enquanto Manel fica à conversa com Lúcia sobre os filhos de ambos.

Camila confessa a Ana que adorou o filme que acabaram de ver mas continua a perguntar pelo pai. Ana esforça-se por desviar as atenções da menina relativamente a Simão e propõe que façam um bolo juntas. Camila volta a ficar contente. Entretanto, Bruno surpreende Ana com uma visita antes de viajar em trabalho e confessa que a ama muito. O casal beija-se de forma apaixonada.

Salvador vai ao hospital para tentar perceber as alterações que o seu cérebro sofreu com o acidente e fica mais descansado quando o seu médico volta a dizer que se trata de uma situação normal e que pouco a pouco recuperará as suas faculdades.

Já Matilde, digere o seu desgosto de amor em casa de Sofia e a mãe continua a envenená-la contra a Salvador, encorajando-a a não voltar atrás na decisão de acabar com o casamento.

   

Mariano continua desgostoso com a falta de Beatriz, afirmando que a vitória que obteve no combate com Carlos de nada serviu. Lé fica com pena dele e convida-o para almoçar Mariano tenta resistir mas lá aceita o pedido da amiga.

Ricardo regressa a casa de Sofia e justifica que se demorou mais do que previa, pois ainda ficou à conversa com o psicólogo depois da sessão de terapia, revelando que descobriu tratamentos fantásticos que podem ajudar a superar o vício do jogo. Matilde pergunta à mãe pela tia e Sofia responde que ela foi sair com Isabel.

Por sua vez, Isabel leva Beatriz ao palacete depois de terem ido às compras. Lé leva Mariano para o jardim, no engodo do almoço que tinham combinado e, depois de conversar um pouco com ele, diz que já volta. Entretanto, Isabel, Fátima e Lé fazem com que Beatriz vá até ao jardim sem elas promovendo o seu reencontro com Mariano. Ele joga a sua última cartada e usa a poesia como arma de sedução, prometendo mudar se ela o aceitar de volta. Beatriz não resiste e beija Mariano, para grande satisfação das amigas, que os observam de uma janela.