Resumos

275º Episódio – 12 de Setembro (sexta-feira)

Sofia tenta manipular Salvador!

Sol de Inverno

Simão conversa com Margarida e conta-lhe que Rosa não gostou nada que ele tivesse ido visitar a filha e que se vê obrigado a mentir à menina para justificar o facto de estarem separados. Laura fica penalizada pela angústia do filho, que teme que o juiz não seja sensível aos seus argumentos e não permita que ele fique com Camila. Na tentativa de o acarinhar, sugere que ele se mude de vez para a quinta mas Simão acha que é melhor não dar argumentos que Rosa pode utilizar contra si.

Manel devolve a chamada a Teresa e justifica que o aparelho estava no silêncio, por isso não atendeu. Ela conta que viajou bem para o Brasil, apesar de se tratar de um voo cansativo.

Salvador recorda um momento de grande romantismo que viveu com Matilde e veste-se rapidamente, saindo de casa mais depressa ainda, como quem tem algo de urgente para resolver.

Matilde desperta triste e observa, com lágrimas nos olhos, uma fotografia em que está feliz ao lado de Salvador e da filha. Sofia entra na sala e acaba por reparar que a filha esteve a chorar e prossegue a sua cruzada para denegrir Salvador aos olhos de Matilde, insistindo que ele não a merece.

Laura sugere a Margarida que transformem uma casa abandonada que têm dentro da quinta para que ela a utilize como ateliê. A filha fica entusiasmada com as condições que a mãe lhe está a dar para que crie as suas peças de joalharia. Laura pergunta se ela tem visto Inês e Margarida conta que a rapariga está a recuperar-se da toxicodependência no Alentejo. Laura deseja que ela fique bem, mas que se mantenha longe.

Salvador vai ao palacete e pede a Mariano e Beatriz que tentem convencer Matilde a voltar para ele, reconhecendo que cometeu um erro que nem ele próprio consegue explicar. Beatriz responde que vai tentar falar com a sobrinha, mas que não promete nada. Mariano mostra-se mais compreensivo.

Matias tenta medir forças com Lúcia ao pequeno-almoço e tenta escapar aos castigos que ela lhe impôs. Tomás oferece-se para o levar à explicação e Matias responde mal. A mãe não gosta da sua má educação e repreende-o, arrastando-o para o carro, pois já estão atrasados. Violeta questiona Tomás sobre o que terá motivado a mudança comportamental do irmão em tão pouco tempo. Tomas, disfarça o incómodo e responde que também não faz ideia.

Manel vai levar Vasco a casa de Rosa e nem ele nem Ana se sentem confortáveis, depois de se terem beijado na noite anterior. Rosa fica confusa ao perceber que o neto foi preparado para ir à praia com ela e resmunga com Adelino e Camila que andam a combinar coisas nas suas costas. Ana brinca com a mãe e diz que ela anda muito esquecida e que tem de tomar umas vitaminas. Adelino chega à sala e cumprimenta Manel, enquanto Rosa aproveita para tirar a limpo se tinham combinado ir à praia. Adelino confirma e ainda acrescenta que foi ela própria a dar a ideia. Rosa fica atrapalhada e vai acordar Camila. Adelino desperta o apetite de Vasco, dizendo que tem umas bolachas que encontrou para ele no supermercado.

Sofia não gosta que Beatriz lhe conte que Salvador lhe pediu para falar com Matilde e diz à irmã para não interferir, ameaçando zangar-se com ela se o fizer. Beatriz mantém a opinião de que Salvador pode mesmo ter ficado confuso após o acidente e que a sobrinha devia pelo menos ouvi-lo. Sofia não valoriza a opinião da irmã e sai de casa repentinamente, deixando-a apreensiva.

Mariano intercede por Salvador junto de Matilde e faz-lhe ver que, se disse que o marido cometeu um erro ao sair de casa, ela deve considerar a hipótese de estar a cometer outro por não querer ouvir o que ele tem para lhe dizer. Matilde fica a pensar no assunto, apesar de se sentir traída e de estar magoada.

Lé conta entusiasmada a Fátima e Acácio que um amigo francês com quem em tempos teve um caso sem relevância, lhe ofereceu bilhetes para um espetáculo de circo especial que não tem animais. Acácio, com ciúmes, faz-se convidado mas Lé mantém que já se comprometeu com Mariano. Fátima ralha com o pai, dizendo que é feio fazer-se convidado e meter-se na vida dos outros. Só que logo a seguir pergunta o que é que Salvador terá ido conversar com Mariano e Beatriz. Lé faz-lhe notar que acabou de dizer que é feio falar da vida alheia e ri-se da atrapalhação da empregada.

Sofia vai a casa de Salvador e tenta convencê-lo de que já antes do acidente ele e Matilde não estavam bem, dando a ideia de que o seu desinteresse por ela já existia. Salvador fica ainda mais confuso, pois a ideia que tem é exatamente a contrária. Continuando a mentir, Sofia pede-lhe que se afaste de vez e não faça Matilde sofrer mais.

Como não pode sair de casa por estar em prisão domiciliária, Laura não se coíbe de se mimar e escolhe algumas peças de roupa cara que a sua consultora de moda lhe levou.

Sofia recebe a visita de um fornecedor que está financeiramente aflito e lhe pede um adiantamento sobre uma futura encomenda. Américo queixa-se de que muitos clientes lhe estão a dever dinheiro e revela que até já teve de colocar uma ação contra a Boheme em tribunal. Os olhos de Sofia ganham brilho e não só aceita pagar ao homem, como ajudá-lo a ganhar o processo contra Laura e a sua empresa.

Salvador vai ao bar da praia e é abraçado por Lúcia que saúda o seu regresso. Tomás aparece a seguir e cumprimenta o amigo, satisfeito por vê-lo ali. Ele diz que precisa da sua ajuda e quando Lúcia se afasta, tenta perceber se antes do acidente estava bem com Matilde. Tomás afirma que estavam numa excelente fase e que até pensavam em emigrar para fugirem dos conflitos familiares. Salvador assume que está cada vez mais confuso e confidencia ao amigo que desconfia que Sofia quer confundi-lo para que se afaste de Matilde.

Fátima mostra o vídeo que fez para promover o Fã Clube do Tony Carreira e mostra-o a Lé e Acácio. O pai aproveita para se esgueirar, aproveitando um momento de distração de Fátima e vai ao quarto de Lé, roubando-lhe os bilhetes de circo para evitar que ela se relacione com o amigo francês. No entanto, quase é apanhado em flagrante porque Lé decidiu ir à sua procura. Acácio ainda tem tempo de esconder os bilhetes e justifica que teve de ir ao seu quarto buscar uma coisa antes de ir trabalhar.

Sofia encontra-se às escondidas com Luísa e insiste com ela para que volte à carga com Salvador, tentando seduzi-lo para o separar de Matilde. A fisioterapeuta mostra-se firme e diz que vai desistir dele, pois já percebeu que ele não a quer. Sofia fica desiludida por perder uma boa oportunidade de afastar a filha do genro.

Bruno regressa de mais uma viagem de trabalho e surpreende Ana com uma caixa de doces, demonstrando as saudades que tinha dela insistindo que devem começar a viver juntos.

Camila diverte-se com Vasco e Violeta na praia e na hora da refeição os miúdos comentam que ela deve aprender a praticar surf. Rosa conversa com Adelino e confessa-lhe as suas fragilidades, depois de se confundir com o que tinha pedido a Lúcia para comer.

Ricardo entrega alguns documentos a Sofia para que os assine e ela sugere que possam ir beber um copo depois do trabalho. O namorado conta que já se comprometeu com uns amigos mas fica de dizer alguma coisa caso se despache a tempo e Sofia diz que vai convidar Matilde para ir consigo. Beatriz vai buscar café e Sofia aproveita para perguntar a Ricardo se teve novidades de Laura. Ele responde que não e Sofia sorri com malícia, ao mesmo tempo que se mostra convencida de que ela não demorará a chamá-lo.

Laura fica em estado de choque quando o seu gestor de conta vai a sua casa e a informa de que o Banco de Portugal mandou bloquear todas as suas contas, devido ao processo que tem a correr contra si em tribunal, por causa de uma dívida. Alberto sugere-lhe que venda algum património mas como Laura recusa, diz que o caminho é contrair um crédito particular, embora a avise de que vai ter de pagar juros altíssimos, correndo o risco de não conseguir cumprir as suas obrigações. Laura responde com determinação que é ela quem deve preocupar-se com isso.

Sofia recebe uma chamada de Américo que lhe agradece por tê-lo ajudado no processo contra Laura, contando que as contas dela foram congeladas e que o processo em tribunal já está a avançar. Sofia fica radiante e dá a boa notícia a Ricardo, que se mostra impressionado com os deslizes que Laura tem cometido por causa da sua sede de vingança. Sofia afirma que fará questão de atirar à cara de Laura a estratégia que usou para a derrubar.