Apo Whang-Od, também conhecida como Maria Oggay, é a tatuadora mais velha do mundo. Em 2023, aos 106 anos, a artista filipina tornou-se na pessoa mais velha de sempre a ser a capa da revista Vogue, marcando presença na edição de abril da Vogue Filipinas.
Nascida na remota vila de Buscalan, na província montanhosa de Kalinga, Whang-Od é considerada a última mambabatok tradicional da sua geração. Desde os 16 anos que se dedica à arte ancestral do batok, uma técnica milenar de tatuagem feita apenas com materiais naturais: espinhos de árvore, carvão e bambu.
Aprendeu com o pai e, durante décadas, tatuou guerreiros da tribo Butbut e mulheres da sua comunidade, perpetuando símbolos de bravura, fertilidade e beleza.
Primeira missão espacial só de mulheres faz história — e levou Katy Perry a bordo
De acordo com a publicação CNA Lifestyle, apesar da passagem do tempo, Whang-Od continua a tatuar turistas e curiosos que viajam até Buscalan à procura dos traços únicos da sua arte. Os desenhos são feitos de forma manual e até dolorosa.
Para assegurar a continuidade da tradição, já ensinou as suas sobrinhas-netas, Grace Palicas e Elyang Wigan, na prática do batok, garantindo que a herança cultural não se perca.
Veja as imagens na galeria!