Uma nova investigação da Universidade de Tulane, em Nova Orleães, nos EUA, analisou a relação entre o momento de consumo de café e a saúde cardiovascular. O estudo envolveu cerca de 40 mil participantes e os resultados indicaram que 36% bebiam café apenas pela manhã, 16% consumiam café ao longo dia (manhã, tarde e noite) e 48% não bebiam café.
As conclusões deste estudo permitiram entender que os participantes que bebiam café apenas no período da manhã apresentaram melhores índices: 16% com menor risco de morte por qualquer causa em comparação aos não consumidores e 31% com menor risco de morte por doenças cardiovasculares.
Em contraste, os participantes que bebiam café ao longo do dia não mostraram redução no risco de mortalidade em relação aos que não bebiam. Neste sentido, os benefícios foram verificados entre os consumidores de café moderados, ou seja, que consomem dois ou três cafés por dia, ou excessivos (mais de três cafés).
Assim, este estudo sugere que consumir café à tarde ou à noite pode interferir com os ritmos circadianos e nos níveis de melatonina, a hormona que regula o sono. Esta interferência, por sua vez, pode ter impacto nos fatores de risco cardiovascular, como a pressão arterial. Nota importante: a hora a que bebe o café pode ser tão importante quanto a quantidade de cafés tomados por dia.
Fonte: SIC Notícias