Saúde e bem-estar

A obsessão pelo skincare infantil: O que os pais precisam de saber!

É cada vez mais fácil encontrar rotinas de skincare partilhadas por crianças nas redes sociais, que mostram os cosméticos como se fossem brinquedos.

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SIC

As crianças imitam o que veem, e na era da internet, proliferam os perfis de influencers que exibem as suas rotinas de beleza e cuidados de pele, muitas vezes, associados a hábitos obsessivos com a perfeição e a beleza. A cultura do skincare é uma tendência cada vez mais popular e o fenómeno tem sido um sucesso entre miúdas dos 10 e 11 anos.

Nas várias plataformas, como o Tik Tok e o Instagram, é cada vez mais fácil encontrar rotinas de skincare partilhadas por crianças, que mostram os cosméticos como se fossem brinquedos. Nos Estados Unidos, o fenómeno originou a 'Sephora Kids', onde meninas entre os 5 e os 12 anos mostram as suas compras de maquilhagem e a sua rotina de skincare. Recorde que a loja vende comésticos básicos para miúdos a partir dos 9 anos, como gel de limpeza e cremes hidratantes.

Um estudo realizado nos Estados Unidos alerta para os efeitos que estes cosméticos podem ter para as crianças. O que chama atenção são os produtos utilizados, que têm aderido a fórmulas para peles mais maduras, incluindo o uso de ativos com ácidos. 

É importante que os pais estejam atentos e sejam responsáveis pelos conteúdos consumidos pela criança na internet, de modo, a evitar comportamentos excessivos que possam ocorrer. O uso de maquilhagem e produtos de beleza virou um hábito para a criança, mas é necessário que ela conheça os motivos certos por que o faz.

Saber a faixa etária na embalagem do produto é bom sinal para entender o que pode ou não pode ser aplicado na pele da criança. Para crianças até aos 12 anos, a regra é utilizar produtos kids ou baby, como sabonetes ou cremes hidrantes, já que, usar produtos não indicados para a idade pode causar doenças de pele, como a dermatite de contato ou até queimadura química.


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