À medida que as aulas recomeçam, também aumentam os casos de piolhos e encontrar visitantes indesejados no cabelo do seu filho nunca é sinal de falta de higiene, só significa que ele é social e está em contato próximo com os amigos
Salas de aula, parques de diversões e atividades de grupo tornam as crianças mais suscetíveis a estes intrusos minúsculos. Mas a boa notícia é que, com alguns hábitos inteligentes e truques naturais, pode proteger o cabelo do seu filho.
Por que os insetos adoram o período de volta às aulas?
Quando as crianças se reúnem em espaços fechados, seja na sala de aula, no refeitório ou no recreio, eles criam o ambiente ideal para os piolhos se espalharem. ATENÇÃO, apesar de parecer assustador, os piolhos não são "supervilões". Eles não saltam, não voam e não têm asas, a transmissão ocorre quase exclusivamente por contato direto entre cabeças. Movem-se rapidamente de cabeça para cabeça, especialmente quando as crianças têm o cabelo solto ou compartilham chapéus, escovas de cabelo ou até auscultadores.
Qualquer pessoa pode apanhar piolhos, independentemente da idade ou higiene e são mais comuns em crianças em idade escolar porque mantêm um contato próximo.
Ensine a regra do "não compartilhar" ao seu filho.
Pode parecer inofensivo emprestar bandoletes, elásticos ou chapéus com os colegas, mas esses objetos são ideais para a transmissão de piolhos. Incentive o seu filho a não partilhar objetos pessoais
Aposte em penteados protetores
Cabelos soltos funcionam como um convite aberto para os piolhos. Em vez disso, prenda o cabelo em tranças, coques ou rabos de cavalo para reduzir a possibilidade de haver transmissão.
Repelentes naturais que realmente funcionam
Se prefere evitar produtos químicos no cabelo da criança, a natureza oferece ótimos defensores. Óleos essenciais como tea tree (árvore do chá), lavanda e alecrim são conhecidos como repelentes naturais eficientes. Pode usar algumas gotinhas ou fazer um spray caseiro e usá-lo diariamente.