Cuidar da saúde através de hábitos saudáveis que sejam fáceis de manter é meio caminho andado. Sabia que, de acordo com a ciência, bastam apenas 15 minutos por dia para fazer a diferença?
A recomendação é simples: mexer-se depois das refeições. O conselho é do Dr. Elroy Aguiar, professor na Universidade do Alabama, que reforça que uma caminhada rápida pode trazer benefícios imediatos.
Recentemente, um estudo, publicado no International Journal of General Medicine, conclui que caminhar logo após as refeições é mais eficaz para perder peso do que fazê-lo noutra altura do dia. A explicação está no impacto que este hábito tem na regulação da glicemia.
“Mesmo que seja curto, o exercício tem um efeito imediato”, sublinha Elroy Aguiar em declarações ao jornal Independent. “Imediatamente, sente-se a pressão arterial e a glicemia mais baixas”, continua.
A investigação analisou sobretudo pessoas mais velhas com risco de intolerância à glicose, mostrando que quem caminhava 15 minutos após cada refeição apresentava níveis de açúcar no sangue mais estáveis no decorrer do seu dia-a-dia.
De acordo com o especialista, não é preciso correr nem treinar intensamente. “Uma caminhada de 15 minutos após cada refeição principal já será benéfica para a sua saúde, afirma.
Embora seja particularmente aconselhado a pessoas com resistência à insulina, pré-diabetes ou hipertensão, Elroy Aguiar sublinha que este hábito é benéfico para todos. Ao reduzir os picos de glicemia, ajuda a prevenir doenças como a síndrome metabólica, a diabetes e a hipertensão, muitas vezes apelidadas de “assassinos silenciosos”.
Se quiser tirar o máximo proveito desta prática, o ritmo deve ser moderado, o suficiente para ficar ligeiramente ofegante ou sentir um leve suor, mas ainda conseguir manter uma conversa.