Se a ideia de participar num triatlo parece coisa de super-atletas com bicicletas topo de gama e treinos intensos de cinco horas por dia, a verdade é que a realidade é bem diferente.
Mais do que uma prova, o triatlo é uma forma completa — e até libertadora — cuidar do corpo, da mente e da própria força interior. Correr, nadar e pedalar pode mesmo mudar a forma como se vive o dia-a-dia.
Conheça 5 bons motivos para começar a praticar triatlo:
O triatlo ajuda a combater a ansiedade
O músico Sérgio Rosado, dos Anjos, iniciou-se no triatlo como forma de gerir a ansiedade — apontou isso mesmo quando encontrou nas provas um escape ao stress emocional, especialmente no contexto do processo que movem contra Joana Marques.
Trabalha o corpo inteiro sem cair na rotina
Alternar entre natação, ciclismo e corrida evita o tédio e reduz o risco de lesões por esforço repetido. Cada treino é diferente — e isso mantém a motivação em alta.
O cardio passa a ser um aliado, não um sacrifício
Os dias de cardio são um tédio? Alternar entre bicicleta e um braçada na água, criar diversidade no treino, promovendo, claro, o prazer.
Aprende-se a dosar esforços e a confiar no próprio ritmo
Triatlo não é sobre ser o mais rápido — é sobre dosar forças, respeitar limites e progredir com paciência. Tudo isto fortalece a nossa constância e disciplina tanto no desporto, como na vida em geral.
A mente fica mais resiliente
Por fim, terminar um treino ou cruzar uma meta, mesmo quando sente que não pode continuar, dá um boost de confiança e uma sensação de conquista.