Saúde e bem-estar

Será que as papas de aveia ajudam mesmo a emagrecer?

Ricas em fibra, saciantes e cheias de benefícios para a saúde, estas papas podem ser muito mais do que uma tendência alimentar. A ciência explica porquê.

Arx0nt

SIC Mulher

São cremosas, reconfortantes e incrivelmente versáteis. Seja em versão tradicional, instantânea ou na famosa versão overnight oats, as papas de aveia têm conquistado lugar cativo nas rotinas matinais de quem procura um pequeno-almoço saudável. Mas será que ajudam realmente a perder peso?

Segundo especialistas, a resposta é sim — desde que consumidas de forma equilibrada. “As papas de aveia podem ser um excelente complemento à alimentação diária, especialmente por serem muito nutritivas”, explica Linda Nikolakopoulos, dietista na Nutritious Measures, em entrevista à Women's Health. Como cereal integral, a aveia é uma boa fonte de fibra, contribuindo para a saciedade e para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Benefícios das papas de aveia

1. Prolongam a saciedade
O segredo está numa fibra solúvel chamada beta-glucano, que forma uma espécie de gel no estômago, ajudando a manter a sensação de saciedade durante mais tempo. “O volume dos alimentos no estômago é uma das formas que o corpo usa para sinalizar que está cheio. Alimentos volumosos e ricos em fibra, como a aveia, podem ser úteis para controlar o apetite”, refere Lauren Benser, especialista em nutrição.

2. São nutricionalmente completas
Embora sejam conhecidas como uma fonte de hidratos de carbono complexos, as papas de aveia também fornecem proteína, fibra e minerais essenciais como zinco, ferro, magnésio, fósforo e manganês, um verdadeiro impulso de energia logo pela manhã.


3. Contribuem para um intestino mais saudável
O beta-glucano também atua no equilíbrio do microbioma intestinal, ao alimentar as bactérias benéficas. Estas, por sua vez, produzem compostos que ajudam na regulação do apetite, do metabolismo e até na digestão. A fibra presente na aveia também estimula o trânsito intestinal, ajudando a evitar a obstipação.

4. Podem prevenir doenças crónicas
Estudos apontam que o consumo regular de aveia está associado a uma melhor saúde cardiovascular, redução do colesterol LDL (o chamado “mau colesterol”) e menor risco de doenças como diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro. A aveia é um grão integral com propriedades protetoras importantes”, afirma Kristin Kirkpatrick, dietista da Cleveland Clinic.

E no que toca à perda de peso? Sim, as papas de aveia podem ser boas aliadas. Além de promoverem a saciedade, ajudam a reduzir a a gordura corporal e a relação cintura-quadril, de acordo com um estudo da Critical Reviews in Food Science and Nutrition.

Por fim, também ajudam regular os níveis de glicose e insulina, especialmente em pessoas com diabetes, como refere o Open Diabetes Research and Care.

Últimas