Saúde e bem-estar

Da laranja ao alho! Alimentos que ajudam a combater as alergias

Espirros constantes, olhos lacrimejando e aquela coceira icómoda no nariz? Se convive com alergias, sabe que estes sintomas podem atrapalhar o dia a dia. O que talvez não saiba é que a sua alimentação pode ser uma aliada poderosa no alívio desse mau estar.

SIC Mulher

As alergias são respostas exageradas do sistema imunológico a substâncias normalmente inofensivas, como poeira, pólen, ácaros, pelos de animais ou certos alimentos.


Embora os medicamentos anti-alérgicos ajudem a controlar os sintomas, a alimentação também pode ser uma poderosa aliada no fortalecimento do organismo e na redução das reações alérgicas.

Alguns alimentos possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e imunorreguladoras que podem atenuar os efeitos das alergias.

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é um antioxidante natural que ajuda a reduzir a liberação de histamina — a substância responsável por muitos dos sintomas alérgicos, como espirros, coceira e congestão nasal. Além disso, fortalece o sistema imunológico.

Boas fontes:

  • Laranja, acerola e kiwi
  • Morango, abacaxi e goiaba
  • Pimentão e brócolos

Alimentos com ómega-3

O ómega-3 tem ação anti-inflamatória e pode reduzir os sintomas de alergias respiratórias, como asma e rinite, ajudando também a modular a resposta do sistema imunológico.

Boas fontes:

  • Peixes gordurosos (salmão, sardinha, atum)
  • Linhaça e chia
  • Nozes

Alimentos probióticos

Probióticos são bactérias benéficas que ajudam a equilibrar a flora intestinal, fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico. Estudos mostram que o intestino saudável pode reduzir reações alérgicas, especialmente em crianças.

Boas fontes:

  • Iogurte natural e kefir
  • Kombucha
  • Miso e chucrute (sem pasteurização)

Cúrcuma (açafrão-da-terra)

A cúrcuma contém curcumina, um potente anti-inflamatório natural que pode ajudar a diminuir os sintomas alérgicos, especialmente os respiratórios.

Como usar:

  • Em chás, sopas, arroz, ou misturada com leite vegetal
  • Sempre combinada com pimenta preta para potencializar a absorção

Alho e cebola

Ricos em quercetina, um flavonoide com propriedades anti-histamínicas e antioxidantes, o alho e a cebola ajudam a reduzir a produção de histamina no organismo. Note também que quanto mais crus, maior o efeito. Dica: experimente usá-los em molhos ou saladas.

Frutas ricas em antioxidantes

Além da vitamina C, frutas como morango, framboesa e mirtilo são ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres e reduzem processos inflamatórios associados às alergias.

De forma a combater as alergias, a combinação de uma alimentação balanceada com alimentos naturais e funcionais pode ser uma estratégia poderosa para o alívio dos sintoma. Afinal, cuidar da imunidade é um dos caminhos mais eficazes para viver com mais saúde e qualidade de vida.

Últimas